“Património Natural e Paisagens do Aspiring Geopark Estrela”


O Aspiring Geopark Estrela está a promover um concurso de fotografia sobre o território deste Aspirante a Geopark Mundial da UNESCO. Este território é composto pelos municípios de Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Oliveira do Hospital e Seia.
Os interessados em participar no III Concurso de Fotografia do Aspiring Geopark Estrela devem entregar as fotografias até ao dia 22 de Janeiro de 2017. Todas as fotografias submetidas estarão em exposição, após o concurso, nos 9 Municípios que integram a candidatura da Estrela a Geopark Mundial da UNESCO.
O júri do concurso terá a seguinte constituição: Pedro Martins – Fotógrafo Profissional (Presidente do Júri), Manuel Ferreira – Fotógrafo Amador, Filipe Patrocínio – Associação Geopark Estrela, Elizabeth Silva – Comissão Nacional da UNESCO, Artur Sá – Comité Nacional para o Programa Internacional das Geociências, Pedro Machado – Turismo do Centro de Portugal, Gonçalo Fernandes – Instituto Politécnico da Guarda, Maria Prata Domingos – Matos & Prata BMW.
As fotografias, seleccionadas pelo júri, serão disponibilizadas para votação no Facebook do Aspiring Geopark Estrela. A votação decorrerá desde as 10.00 horas do dia 6 de Fevereiro até às 23.59 horas do dia 28 de Fevereiro de 2017.
Da contagem dos “gostos/likes”, obtidos na página do Facebook serão apuradas 4 fotografias de cada categoria, as quais serão, novamente objecto de apreciação por parte dos membros do júri que atribuirá as classificações de 1º, 2º e 3º lugares na categoria “Geral”. A categoria “Mobile” terá apenas a atribuição do primeiro prémio.
A menção honrosa será escolhida directamente pelo júri do universo de todas as fotografias submetidas a esta edição.
Os autores vencedores serão informados via e-mail até ao dia 21 de Março de 2017.
Todas as fotografias submetidas a concurso serão objecto de uma exposição itinerante, durante os anos de 2017 e 2018.