Iniciativa decorre na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço


A festa de lançamento dos livros “Histórias da Ajudaris’18” será no dia 16 de Março, pelas 15.00 horas, no auditório da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda. Este é um projecto que já conta com mais de 40.000 mil pessoas a nível nacional, Galiza e São Tomé Príncipe, juntando mais de 900 escolas solidárias.
A Ajudaris apresenta na Guarda a décima edição da colectânea dos livros “Histórias da Ajudaris’18”. A par do que tem vindo a acontecer desde 2009, com o intuito de manter o seu objectivo máximo de evitar comportamentos desviantes daqueles que serão o futuro, a Ajudaris dedica a sua acção em prol de um crescimento sustentado no conhecimento. “Pequenos Gestos, Grande Coração” é um projecto pioneiro e inovador de incentivo à leitura, à escrita e à solidariedade social, que através da produção de uma obra colectiva, compila histórias criadas por crianças de vários estabelecimentos de ensino de diferentes pontos do país, ilustradas por profissionais conceituados (André Letria, Adolfo Serra, Sandra Fiz) e novos talentos de vários pontos do mundo, como Joel Almeida ou Gabriel Pinto. O livro pode ser adquirido por 5 euros nas instalações da Ajudaris ou nas lojas do Pingo Doce. O valor da venda reverte para crianças e famílias que a Associação apoia. A Ajudaris aceita o apoio de todos e em diferentes formas, por exemplo: Contribuir com bens de primeira necessidade; Ser Voluntário; Fazer Ações de teambuilding para melhorar o espaço; Tornar-se amigo da Ajudaris; Consignar o IRS; Comprar os livros da Ajudaris; Patrocinar um projecto.
A Ajudaris - Instituição Particular de Solidariedade Social, de carácter social e humanitário, sem fins lucrativos tem como missão combater a pobreza persistente e a exclusão social através de educação e capacitação. Desenvolve vários projectos sociais, entre os quais as “Histórias da Ajudaris”, sem recurso a ajudas estatais. Existe desde 2009 e tem como objectivos primordiais promover a leitura, a escrita e a cidadania. Iniciou com 12 escolas e neste momento conta com 900 escolas espalhadas por vários pontos do país, Galiza e São Tomé e Príncipe, ultrapassando as 40 00 pessoas intensamente envolvidas. Conta com padrinhos como Jorge Gabriel, Isabel Angelino, Eduardo Vera- Cruz Pinto, Mercedes Balsemão, António Mota, Alexandre Fonseca, João Paulo Sousa, entre outras figuras relevantes. A Ajudaris conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto. A autarquia cedeu uma escola desactivada em Paranhos, local onde funciona a sede e onde são desenvolvidas actividades diárias de apoio ao estudo, para além de outras complementares como a música, desporto, cultura.