Publicações


O livro “A Ordem de Cristo na Diocese da Guarda – Contributos para a História da Diocese”, da autoria do professor António Soares, será apresentado no dia 16 de Maio, às 21.00 horas, no Salão da Casa Paroquial da Guarda.
O autor adianta que na origem da reflexão “está um vasto conjunto de investigações feitas para a futura publicação de um livro subordinado ao tema ‘A Comenda de S. Pedro dos Comedeiros’, criada por D. Manuel I no primeiro quartel do século XVI, e que englobava a freguesia de Trinta, Meios e Fernão Joanes”. António Soares adianta que no decurso da investigação foi chegando ao seu conhecimento um vasto conjunto de livros e documentos digitalizados, microfilmados ou mandados fotocopiar, com origem na Biblioteca nacional e no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, bem como de obras de diversos autores e épocas que se debruçaram sobre o tema da Ordem de Cristo, sucedânea da Ordem do Templo. Explica que muitos desses documentos “dizem respeito à Diocese da Guarda e a Igrejas e localidades que a integraram no passado e a outras que a passaram a integrar mais recentemente”.
O livro é composto pelos seguintes capítulos: A criação da Diocese da Guarda; A Ordem dos Templários e a sua implantação em Portugal; D. Dinis e a criação da Ordem de Cristo; Os primeiros anos da nova Ordem; A criação das comendas Novas por D. Manuel I; As comendas da Ordem de Cristo na Diocese da Guarda.
A vasta bibliografia consultada, alguma dela reproduzida no corpo da obra, conferem ao livro de António Soares “um valor inigualável para o estudo da Ordem de Cristo na região da Guarda. “Esta obra é uma porta aberta para novas pesquisas e investigações”, refere o prólogo do livro. E acrescenta: “Trata-se de um filão cultural, de todo este território, pouco desbravado e conhecido, que pode ajudar a conhecer melhor o nosso passado”. Com este livro, o professor António Soares está a prestar um excelente contributo à Guarda, “ao reavivar factos tão importantes da sua História”.
António Soares é natural de Trinta, concelho da Guarda. Frequentou os Seminários de Beja e Évora e, mais tarde, a Faculdade de Filosofia de Braga, obtendo o grau de licenciado em Filosofia. Entre muitos outros cargos, foi Presidente do Conselho directivo/Executivo/Director da Escola Secundária de Afonso de Albuquerque (Guarda) durante 15 anos, e Presidente da C.I. do respectivo Agrupamento.
Tem publicado os livros “Freguesia de S. Pedro dos Comedeiros do lugar dos Trinta” (2015); “A indústria Têxtil no concelho da Guarda – Subsídios para a sua história” (2018). Agora publica o livro “A Ordem de Cristo na Diocese da Guarda – Contributos para a História da Diocese” e tem em preparação “A Comenda de S. Pedro dos Comedeiros”.