Publicações


O Livro “Poesia com Assimetria”, de Gilberto de Paiva, foi apresentado em Videmonte, no último Domingo, 19 de Junho, no âmbito da 7ª Feira de São João Baptista.
“A obra é a de um homem de Videmonte, da sua genuinidade, da sua pureza, que escreve o que lhe vai na alma”, refere Rui Benavente, no Prefácio do livro. E acrescenta: “É uma obra de recordações, das pessoas, dos lugares, e, diria até, de agradecimento e de perdão. É igualmente um texto de observação e divulgação, pois o autor vagueia também sobre outras realidades e actualidades que marcaram este seu ano de vivência em confinamento”. No Posfácio, António Nabais escreve: “Este livro de poesia de Gilberto de Paiva, de cunho regionalista que se verifica pela forma como o autor fala das suas Terras, onde nasceu e se fez Homem, trabalhando nas mais diversas actividades, tem também cunho humanista pela atenção e por vezes carinho que o autor dedica às suas Gentes, familiares ou simplesmente amigos”.
Gilberto de Paiva nasceu e cresceu na Freguesia de Videmonte, concelho da Guarda, até à idade de ir para a tropa. Cumpriu a recruta no Regimento de Infantaria em Viseu, tirou especialidade na Base Aérea nº 3 em Tancos, Aeródromo Base nº 1 na Portela e Base Aérea nº 12 na guiné. Mais tarde alistou-se na PSP onde chegou a subchefe. Por motivos de saúde acabou por sair da PSP e foi trabalhar para a TAP Air Portugal. Fez teatro amador no Grémio Dramático Povoense, na Universidade Sénior de Vila Franca de Xira.
Tem publicado outro livro de poesia: “A história da minha vida”.