Publicações


“Crónicas de Gastronomia e Iliteracia Alimentar – Um pé na tradição, um olhar na ciência” é o título do livro que Augusto Lourenço Isidoro dedica à Confraria dos Enófilos e Gastrónomos da Beira Serra.
Nascido em 1951, no distrito da Guarda, o autor teve ligação ao ambiente rural e famílias alargadas, onde viveu e aprendeu o modo de sustento, práticas e tradições locais. Licenciado em Direito, manteve actividade nos tribunais, cessando em 2017 nos tribunais superiores. “O associativismo foi sendo para si representativo, coral, sindical; depois as tradições, cultura alimentar e saúde seriam ainda uma área da sua predilecção.
Em 1988, na Guarda colaborou na fundação da Confraria dos Enófilos e Gastrónomos da Beira Serra. Em 2008, na Feira das Tradições – com a Câmara de Pinhel – colaborou no Colóquio ‘sabedoria Popular e Medicinas Alternativas’, com técnicos qualificados.
Em 2015/16 matriculou-se em Ciências do Consumo Alimentar na Universidade Aberta (ensino à distância).
Ao longo de quase 400 páginas, o autor apresenta os seguintes capítulos: Balanço prévio de uns olhares; Balanço prévio de uns olhares: Um pé na tradição e um olhar na ciência; O factor prevenção alimentar; A literacia alimentar; Balanço de alguns olhares: O mundo da gastronomia; Tradições ou dimensões emergentes; Disrupções alimentares; Práticas alimentares: Estratégicas eléctricas e estratégias selectivas; Rodeando-nos de convidados à mesa.