“A Família de Winter e a fuga aos Nazis”


“A Família de Winter e a fuga aos Nazis – ajuda do Cônsul Aristides de Sousa Mendes” é o título do mais recente livro de Adriano Vasco Rodrigues.
O livro retrata a tragédia vivida pelos membros da família de Winter que como tantas outras foi alvo da perseguição nazi que foi salva dos campos de concentração através de uma fuga encetada em Bordéus (França), onde obtiveram um visto passado pelo cônsul português Aristides de Sousa Mendes.
A obra aparece no ano em que se assinalam os 70 anos da libertação dos campos nazis e o fim da Segunda Guerra Mundial. “Durante essa época de guerra, milhares de refugiados Judeus, como os membros da família de Winter, escaparam à monstruosa actuação da máquina nazista da morte, atravessando Portugal em direcção a outros destinos”, escreve a Embaixadora de Israel em Portugal, Tzipora Rimon, em forma de comentário no início do livro.
O Prefácio, assinado pelo Presidente da Câmara de Almeida recorda que na passagem por Portugal, milhares de judeus entraram pela fronteira de Vilar Formoso “onde foram acolhidos por gente simpática e hospitaleira”. António Baptista Ribeiro refere que “esta obra literária vem, como já aconteceu com Gente de Nação de além e aquém do Côa (Judeus Sefardistas), enriquecer naturalmente o acervo da nossa biblioteca, mas constitui acima de tudo um elemento chave na concretização da nossa enorme vontade de construir um núcleo museológico nos armazéns da estação de Vilar Formoso”. De acordo com o autarca este núcleo museológico será uma homenagem aos milhares de refugiados e ao Cônsul Português Aristides de Sousa Mendes. Com esse objectivo o Município de Almeida já assinou com a REFER o protocolo de cessão das instalações a favor da Câmara por um período de vinte anos.
No Prefácio, António Baptista Ribeiro diz que também é intenção da autarquia a criação de um monumento ao Acolhimento dos Judeus nos finais do século XV, e que está em curso a recuperação da Esnoga da Malhada Sorda, “uma ruina quinhentista que abrigará um pólo museológico da cultura raiana, tendo por pano de fundo a matriz judaica presente na zona”.
No livro, escrito em Português e Inglês, Adriano Vasco Rodrigues desenvolve os seguintes temas: O Holocausto; A ocupação Alemã; A fuga às perseguições; A Judiaria de Vilar Formoso; Os campos de Concentração em Espanha; Como conheci Rudolph de Winter; Rudolph de Winter relata a história da sua família. O livro apresenta alguns documentos relacionados com a família de Winter e um Glossário Hebraico referido no texto.
O livro foi apresentado, no dia 17 de Abril, no CEAMA - Centro de Estudos de Arquitectura Militar, em Almeida, no âmbito das Comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.