Teatro Municipal da Guarda


A companhia Kayzer Ballet com a peça “Vidas de Lã”, de Ricardo Runa, sobe ao palco do Pequeno Auditório do Teatro Municipal da Guarda, esta sexta-feira, 6 de Novembro, pelas 21.30 horas. O espectáculo de dança, com coreografia e edição musical de Ricardo Runa, com música de Amália Rodrigues, Bernardo Sassetti, Júlio Resende, Carlos do Carmo, Jack Hemsey, Dark Matter e Epic Store, retrata a história da indústria têxtil na cidade da Covilhã.
“A Indústria têxtil foi outrora o sustento da cidade da Covilhã, considerada a “Manchester” portuguesa devido ao elevado número de fábricas a trabalhar, com o passar dos anos e com a crise financeira que se abateu no país e na região, a cidade assistiu ao declínio de grande parte das suas fábricas, operários despedidos e vidas destroçadas. A cidade tem hoje um cemitério de fábricas abandonadas, espaços fantasma onde habitam outros seres vivos que não humanos. Famílias perderam a sua fonte de sustento, mas a cidade não parou… Não se esquece o passado, e é perante os obstáculos da vida que o Homem se reinventa”, refere o texto de apresentação desta peça.
Kayzer Ballet, fundada a 4 de Setembro de 2014, sediada na Covilhã, é a primeira Companhia de Bailado Jovem em Portugal e tem como director artístico Ricardo Runa.
A Companhia tem como objectivo dar oportunidade a jovens bailarinos que concluíram recentemente a sua formação de “adquirirem experiência profissional e de crescer enquanto artistas e seres humanos”, refere o grupo.