Guarda, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda, Fornos de Algodres, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa


As Jornadas Europeias do Património 2016, este ano subordinadas ao tema Comunidades e Culturas, terão lugar nos dias 23, 24 e 25 de Setembro.
Este tema, adoptado em 2016 por um número alargado de países membros do Conselho da Europa, e também por Portugal, tem como objectivo destacar e envolver as múltiplas formas de comunidade, comunidades locais, escolares, de bairro, clubes, associações de desenvolvimento, organizações não-governamentais, sejam de carácter cultural, religioso, filosófico, científico, desportivo ou recreativo, ou outras, preocupadas e vocacionadas para o conhecimento, protecção, desenvolvimento, utilização e organização dos seus próprios ambientes culturais, nas mais variadas formas. “Compreender os elos de ligação entre o património e a(s) comunidade(s) contribui para a valorização da cultura nas suas múltiplas dimensões”, referem os promotores das jornadas .
A edição de 2016 conta com 800 actividades inscritas. De assinalar também a adesão de todos os Museus e Monumentos sob tutela da DGPC a estas comemorações.
No distrito da Guarda estão previstas actividades em Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda, Fornos de Algodres, Guarda, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa.
Em Figueira de Castelo Rodrigo estão previstas duas actividades: No dia 24, “o património cultural e as comunidades: entre o Côa, o Águeda e o Douro Internacional Memórias de Escalhão, Algodres e de Ranhados”; e no dia 25, “do Castelo de Castelo Rodrigo ao lugar de Monforte de Ribacôa, itinerário de uma visita entre castelos”.
Em Fornos de Algodres, no dia 1 de Outubro terá lugar a actividade “Mercado Municipal - Festival Gastronómico e Associativo de Fornos de Algodres”.
No concelho da Guarda a actividade “Castro do Jarmelo - Estórias no Jarmelo”, será no dia 25 de Setembro. Trata-se do espectáculo “Contos e trovões, rezas e canções” do Calafrio Associação Cultural, seguido de uma tertúlia com alguns habitantes das comunidades do Jarmelo, onde as mesmas são convidadas a partilhar alguns dos contos, rezas e canções da sua tradição oral.
Em Trancoso, no Centro Cultural, no dia 23 de Setembro, tem lugar a actividade “A Cultura do Barro - Odon Nogueira”.
No dia 23 de Setembro, em Vila Nova de Foz Côa, no Centro Cultural, decorre a actividade “O céu é também um património comum”.