Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço


A Biblioteca Municipal Eduardo Loureço, na Guarda, tem uma vasta programação para o mês de Julho, com destaque para a leitura e apresentação de livros.
No dia 2, realiza-se o Workshop de Pinhole: fotografia estenopeica, por Jorge Vaz Gomes.
A fotografia estenopeica, em inglês pinhole, é nada mais nada do menos do que a origem de toda a fotografia: uma caixa de metal com um pequeno orifício e uma folha sensível à luz.
Jorge Vaz Gomes é natural da Guarda, onde viveu até aos 18 anos. Tem vindo a trabalhar como cineasta, fotógrafo e editor durante os últimos oito anos, trabalhando em drama e comédia de ficção para a televisão por cabo e plataformas de internet, bem como em vários documentários, vídeos de música e publicidade.
A 4 de Julho, às 18.00 horas, decorrerá uma sessão de divulgação da obra PAR - Património Azulejar Religioso na Diocese da Guarda, de Joana Pereira, Anabela Sardo e Vítor Roque.
Este projecto, do IPG e da Diocese da Guarda, pretende sistematizar, valorizar e promover o relevante património azulejar religioso que existe na área que abrange a Diocese da Guarda, bem como chamar a atenção das comunidades para este riquíssimo património, em alguns casos secular, e para a sua conservação, protecção e preservação da memória nos seus espaços originais.
À semelhança dos anos anteriores, a BMEL promove, de 8 para 9, uma noite diferente para os mais novos. Trata-se de Uma noite na biblioteca… Chiuuu!! Não vamos dormir, para crianças dos 6 aos 10 anos.
O livro Freguesia de S. Pedro dos Comedeiros do lugar dos Trinta, de António J. F. Soares, será apresentado no dia 9, às 16.00 horas.
António Joaquim Fernandes Soares nasceu e reside nos Trinta.
Neste mês, será ainda apresentado Cartas reencontradas de Fernando Pessoa a Mário de Sá-Carneiro, de Pedro Eiras, dia 16, pelas 16.00 horas.
Ainda de 25 a 29 de Julho, das 14.30 às 18.30 horas, a Biblioteca Itinerante vai estar ao dispor dos utilizadores da Praia Fluvial de Valhelhas. Nos dias 25, 27 e 29 realizar-se-ão actividades de promoção do livro e da leitura e ateliês para os mais novos.
A Quinta dos Contos, para alunos dos Jardins de Infância e do 1º CEB, acontece nos dias 7, 14, 21 e 28; Em família…na biblioteca realiza-se dia 30.