Universidade da Beira Interior


A Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, vai distinguir Jesué Pinharanda Gomes com o grau de Doutor Honoris Causa, no dia 20 de Março.
A cerimónia vai ter lugar no Anfiteatro das Sessões Solenes - Polo I, às 14.30 horas. Pensador autodidacta de referência é apadrinhado no Doutoramento pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.
A UBI explica que a concessão do grau de Doutor Honoris Causa destina-se “a homenagear personalidades eminentes, nacionais ou estrangeiras, de reconhecido mérito nos domínios do ensino, da ciência, da cultura, da arte e das actividades sociais, que tenham contribuído para o engrandecimento de Portugal ou da Universidade”.
Pinharanda Gomes nasceu em Quadrazais, concelho do Sabugal e é, na actualidade, um nome incontornável na filosofia portuguesa. Estudou na Guarda, na escola dos Gaiatos e no Colégio de S. José. Pinharanda Gomes é ensaísta, pensador, escritor, filósofo, historiador e investigador. É um autodidata por opção, e autor de valiosos trabalhos sobre Filosofia, Teologia, Pensamento Português, Etnografia, Filosofia Hebraico-Portuguesa e História.
Publicou, além de numerosas separatas, sobre temas filosóficos e de história da filosofia, ainda numerosos livros. Traduziu Platão e Descartes e a sua obra encontra-se referida nas principais publicações portuguesas. É co-fundador do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira e foi eleito Sócio correspondente da Academia Internacional de Cultura Portuguesa bem como da Academia Portuguesa de História.
No Sabugal, a Câmara Municipal criou o Centro de Estudos Jesué Pinharanda Gomes, instalado na Biblioteca Municipal do Sabugal.