Guarda


Está a decorrer na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) uma mostra dedicada à vida e à obra do romancista, dramaturgo, poeta, intelectual e artista plástico Günter Wilhelm Grass, que nasceu em Danzig, a 16 de Outubro de 1927 e faleceu no passado dia 13 de Abril em Lübeck.
Günter Grass escreveu cerca de trinta obras, a partir de 1950, altura em que se dedicou à literatura, destacando-se entre elas “ O Gato e o Rato”, “O tambor de lata” e “Descascando a cebola”. No que respeita a distinções, o autor recebeu, entre outras, em 1993, o Prémio Georg Büchnere e em 1999 foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura, tendo a Academia sueca sublinhado que as “divertidas e negras fábulas de Grass retratavam uma face esquecida da História”.
A mostra será ainda constituída por 6 litografias da autoria de Günter Grass e uma grande parte das obras editadas em Portugal.
Hoje, 7 de Maio, a BMEL promove, às 18.00 horas, a actividade mensal “A vida dos livros”. O tipógrafo José Guedes Ribeiro é o primeiro convidado de “A vida dos livros”, onde falará da sua vida dedicada à impressão e aos papéis.
José Guedes dirige a Tipografia Beira Serra e desde muito novo trabalha no mundo da tipografia de caracteres manuais, tendo depois aprendido outros métodos e outras técnicas.
Esta iniciativa integra-se no ciclo “A vida dos livros”, conversa informal à volta dos livros com quem os escreve, ilustra, imprime, distribui, lê e promove.