Centro de Estudos Ibéricos


O centenário do nascimento de Eduardo Lourenço (professor, filósofo, escritor, crítico literário, ensaísta, interventor cívico, várias vezes galardoado e distinguido) vai decorrer ao longo de um ano, de 23 de Maio de 2023, até 23 de Maio de 2024. O programa, que já está a ser preparado, prevê a realização, em diferentes lugares, de conferências, colóquios, seminários, exposições, edições e outras actividades culturais.
As Comemorações do Centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço já estão a ser programadas e terão início a 23 de Maio de 2023. O anúncio foi feito pelo Presidente da Câmara da Guarda, na sessão de entrega do Prémio Eduardo Lourenço 2021 à Fundação José Saramago, que decorreu no dia 13 de Setembro, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço.
Sérgio Costa disse que o Municipio da Guarda, a Universidade de Coimbra, a Universidade de Salamanca e o Instituto Politécnico da Guarda, através do CEI- Centro de Estudos Ibéricos, assumem “a coordenação do programa comemorativo do Centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço, que terá início na Guarda, a 23 de Maio de 2023”.
Adiantou que a preparação do programa tem o envolvimento directo de instituições, com quem Eduardo Lourenço estabeleceu uma relação mais estreita, nomeadamente a Câmara Municipal de Almeida, a Câmara Municipal da Guarda, a Câmara Municipal de Coimbra – Casa da Escrita, a Universidade de Coimbra, o Centro Nacional de Cultura, o Instituto Camões, a Biblioteca Nacional e a Fundação Calouste Gulbenkian.
“Para além destas, outras entidades sediadas no país e no estrangeiro, já manifestaram interesse em colaborar, promovendo iniciativas que vão enriquecer o programa do Centenário, que prevê a realização, em diferentes lugares, de Conferências, Colóquios, Seminários, Exposições, Edições e outras actividades culturais ao longo do ano das Comemorações do Centenário do seu nascimento”, explicou Sérgio Costa.
As Comemorações do Centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço terão início a 23 de Maio de 2023, dia do aniversário do ensaísta, na Guarda e na sua aldeia natal, em S. Pedro de Rio Seco (Almeida) com a realização de uma Sessão Solene. Está também prevista a realização, nos dias seguintes e entre outras actividades, de um Congresso do Centenário. As comemorações vão decorrer ao longo de um ano, até 23 de Maio de 2024.
O grupo que coordena as Comemorações no CEI, constituído por António Pedro Pita, Rui Jacinto, Roberto Vecchi e Margarida Calafate Ribeiro, prevê a realização em diferentes lugares do país e do estrangeiro (Universidades, Escolas, Bibliotecas, etc.) de Conferências, Colóquios, Seminários, Exposições, Edições e outras actividades culturais ao longo do ano das Comemorações do Centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço.
Recorde-se que Eduardo Lourenço doou a sua Biblioteca pessoal, simbolicamente, à Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (Guarda), à Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, à Casa da Escrita (Câmara de Coimbra) e os seus manuscritos se encontram depositados na Biblioteca Nacional.
Também legou ao Centro de Estudos Ibéricos parte significativa do seu espólio (medalhas, prémios e outras condecorações), material que integra o Memorial Eduardo Lourenço, inaugurado no primeiro aniversário da sua morte.