Na edição 2016/2017 do projecto “A Terra da Escrita”


A Câmara Municipal da Guarda vai desenvolver no ano lectivo de 2016/2017 a terceira edição do projecto “A Terra da Escrita”, que visa a promoção do livro e da leitura junto dos alunos das escolas do concelho, com a divulgação da vida e da obra dos escritores António Monteiro da Fonseca (nasceu na Guarda em 1896 e faleceu em 1986), João Bigotte Chorão (autor nascido na Guarda em 1933) e manuel a. domingos (nasceu em Manteigas, em 1977). O projecto de divulgação e promoção de escritores locais, do concelho e do distrito da Guarda, e das suas obras, é promovido pela autarquia, através da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), em conjunto com os Agrupamentos de Escolas Afonso de Albuquerque e da Sé. Os pormenores do projecto para o presente ano lectivo foram dados a conhecer na quarta-feira, dia 26 de Outubro, numa sessão realizada na BMEL, onde também foi feito o lançamento do livro “O mundo à volta das letras”, que reúne “a memória descritiva e criativa do trabalho desenvolvido” no ano lectivo de 2015/2016.
O coordenador da BMEL, Américo Rodrigues, explicou na ocasião que “A Terra da Escrita” é “um projecto de continuidade de promoção do livro e da leitura”. “Tem por base a divulgação e promoção das obras de escritores locais aos alunos dos Agrupamentos de Escolas da Sé e Afonso de Albuquerque, desde o pré-escolar ao secundário”, disse. O programa cultural e pedagógico inclui oficinas de papel, de preservação de documentos, de encadernação, de tipografia tradicional, de ilustração, de escrita, de leitura, visitas à tipografia do Outeiro de São Miguel, encontros com os escritores João Bigotte Chorão e manuel a. domingos, uma tertúlia, a edição de um livro-relatório e uma exposição dedicada a António Monteiro da Fonseca (com visitas guiadas), entre outras realizações. Américo Rodrigues estima que as várias actividades a desenvolver no âmbito do projecto de promoção do livro e da leitura tenham um total de 4.454 destinatários directos.
No ano lectivo de 2015/2016, o projecto “A Terra da Escrita” envolveu cerca de 3.500 jovens, segundo Victor Amaral, vereador da Câmara Municipal da Guarda responsável pelos pelouros da educação e da cultura, que prevê que este ano tenha “ainda mais alunos envolvidos”. O autarca sublinhou que o livro apresentado naquele dia, com trabalhos realizados no ano lectivo anterior, “é o testemunho desse processo, com a participação directa dos alunos” e divulga o “trabalho extraordinário que tem sido feito”. As duas edições já realizadas de “A Terra da Escrita” abordaram a vida e a obra dos escritores Vergílio Ferreira, Augusto Gil, Daniel Rocha, Adriano Vasco Rodrigues, José Augusto de Castro e Jorge Carvalheira.