Ensaios decorrem no Paço da Cultura, na Guarda
O festival concelhio de grupos corais da Guarda, agendado para o próximo dia 15 de Outubro, vai marcar o reinício das actividades do Grupo Coral Pedras Vivas, da Guarda. A pensar nesta iniciativa, a Direcção está a convidar todos os que gostam de música coral para se juntarem ao Grupo Coral Pedras Vivas.
Os ensaios decorrem à quinta-feira, pelas 21.00 horas, no Paço da Cultura, em instalações cedidas pelo Município da Guarda que tem apoiado as actividades musicais do Grupo.
“Se gosta de cantar, venha cantar connosco. Com o esforço e participação de todos, conseguiremos certamente fazer ainda melhor”, é o desafio que está a ser lançado pela direcção do Grupo Coral Pedras Vivas.
Em 2023, o Grupo Coral Pedras Vivas já participou, entre outras, nas seguintes iniciativas: 4º Festival de Coros “AlmaDa Voz”, em Almada (onde cantou em conjunto cerca de 800 elementos, italianos espanhóis e portugueses) e no III Encontro de Coros Pombalinos, em Pombal.
Na cidade da Guarda, participou no Sarau Comemorativo do Dia Mundial do Médico de Família e nas celebrações do Dia da Liberdade, 25 de abril, promovidas pelo Município da Guarda.
O Grupo também protagonizou o momento musical da cerimónia de Aniversário dos 25 Anos da fundação da Confraria dos Enófilos e Gastrónomos da Beira Serra e da cerimónia de Tomada de Posse dos Órgãos do Conselho Coordenador do Núcleo da Distrital da Guarda da SEDES.
O Coral Pedras Vivas privilegia a música coral polifónica (sacra e profana), e participou na solenização da missa da Festa de Nossa Senhora da Misericórdia da Guarda e de outras cerimónias religiosas.
A direcção do Grupo considera “oportuno evidenciar a evolução musical (coral e instrumental) que se verificou na Guarda principalmente nos últimos vinte anos”. E acrescenta: “Regista-se um significativo aumento do número de associações musicais que surgiram, devido a diversos factores, com realce para as instituições que se dedicam a esta causa”.
Neste campo, a direcção do Grupo pedras Vivas deixa uma “breve referência às actividades musicais desenvolvidas pelas diversas classes de conjunto, corais e instrumentais, do Conservatório de S. José da Guarda (com um extraordinário envolvimento de pais e filhos, acompanhando-os nas aulas e ensaios, à semelhança de países como a Inglaterra, a França, Países Baixos, Estados Unidos ...)”.