Iniciativa da Academia Portuguesa de Cinema


Os filmes exibidos e premiados no Cine Eco 2018 – Festival Internacional de Cinema da Serra da Estrela estarão em exibição no Collegiate, em Lisboa, de 26 de Novembro a 1 de Dezembro, com sessões às 18.30 horas. Entre as obras exibidas conta-se a grande vencedora da edição deste ano, a longa-metragem Utopia Revisitada, de Kurt Langbein.
A iniciativa de levar o Cine Eco à capital é da Academia Portuguesa de Cinema e tem por objectivo divulgar ao público da Grande Lisboa as longas-metragens apresentadas nesta festa do cinema de Seia, que este ano decorreu entre 13 e 20 de Outubro.
As sessões de exibição dos filmes são de entrada livre, mas sujeitas a inscrição.
Serão exibidos os filmes: Mentira Verde (The Green Lie). No seu novo documentário, o director Werner Boote ajuda a explicar alegadas verdades e mentiras das principais corporações e mostra que a justiça não tem que significar justo; A Arca de Anote (Anote’s Ark), Prémio Antropologia Ambiental CineEco 2018. Este filme aborda a questão das ilhas de Kiribati, uma república do Pacífico, que vai ficar submersa nas próximas décadas devido às mudanças climáticas. Esta questão e o que está a ser preparado pelas organizações internacionais e, sobretudo, pelo seu presidente Anote Tang, que procura defender o seu povo, uma cultura de 4000 anos e fazer migrar, com a maior dignidade, uma nação inteira; Até à Última Gota - A Guerra Secreta na Europa (UP TO THE LAST DROP - The Secret War in Europe) - Prémio Educação Ambiental CineEco 2018. Este filme segue o dinheiro e os interesses corporativos em treze cidades de seis países da União Europeia, durante um período de quatro anos. É um documentário sobre a questão da água, mas que reflecte os valores europeus contemporâneos e a qualidade da actual democracia europeia; Ponto sem Retorno (Point of No Return) - Menção Honrosa CineEco 2018. A história por detrás do mediatismo do que é necessário para que dois pilotos suíços e uma equipa de engenheiros realizem um dos mais ambiciosos feitos da história da aviação: pilotar por todo o mundo, um avião experimental movido a energia solar, para provar o potencial da energia limpa; As Pequenas Galochas Amarelas (Little Yellow Boots)- Prémio Valor da Água e Prémio Juventude CineEco 2018. Uma carta cinematográfica para uma futura bisneta fictícia, que cruza uma história de perda pessoal, família e a diferença que cada um de nós pode fazer neste mundo. Uma história que une o passado, o presente e o futuro num documentário bonito, emocionante e promissor sobre o poder que cada um de nós tem, para fazer a diferença e mudar o mundo; UTOPIA REVISITADA (Utopia Revisited) - Grande Prémio CineEco 2018.
Pessoas em todo o mundo procuram alternativas para além do capitalismo desenfreado, que, inerentemente, produz pessoas incrivelmente ricas, por um lado, mas incrivelmente pobres, por outro.