Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela


Castanheira, Maçainhas e Vila Mendo e Faia são as aldeias do concelho da Guarda que vão receber projectos artísticos que integram o Festival Cultural das Beiras, promovido pela Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela.
O primeiro espectáculo “Cabrália 16º Sul 39º Oeste” decorreu em Vila Garcia, no dia 8 de Julho. Segue-se, no dia 16 de Julho na Castanheira, o espectáculo “Melhores dias virão” da Associação Cultural Badagoneiros, com a parceria do Aquilo Teatro. Um espectáculo de teatro, onde se pretende refletir duas realidades icónicas da Região das Beiras, Raia, Sabugal - o Contrabando e a Emigração.
Em Maçainhas, o espectáculo “Unidos por um fio” do Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio e que contará com a participação da Associação de Gonçalo Bocas através do grupo de Concertinas Estrelas do Jarmelo, será apresentado no dia 23 de Julho.
No dia 5 de Agosto é apresentado o espectáculo “Identerioridades” da Associação Cultural e Recreativa de Vila Mendo que fará a sua estreia em casa com este espectáculo, em Vila Mendo.
No dia 8 de Agosto, na Faia, acontece “Da Beira com amor” pela Histérico – Associação de Artes com a colaboração do Cineclube da Guarda.
O Festival Cultura em Rede’22 da CIM BSE tem parceria do Município da Guarda e contempla um total de 15 projectos artísticos, inclui espectáculos de teatro, música, novo circo, dança contemporânea e performances multimédia e vem no seguimento do projecto “Cultura em Rede”, desenvolvido em anos anteriores, e pretende “mobilizar novamente os agentes culturais dos diferentes municípios”.