Iniciativa do Museu da Presidência da República
Exposições de arte no Museu e na Galeria de Arte do Paço da Cultura

O Museu da Presidência da República, em parceria com a Direcção Regional de Cultura Centro e com a Associação Nacional de Farmácias, inaugurou, no dia 10 de Junho, na Guarda, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, duas exposições de artes plásticas, com obras do Museu da Guarda e da colecção de António Piné.
“Incursões - Arte Portuguesa Contemporânea, Colecção António Piné” resulta de uma parceria com a Associação Nacional de Farmácias, detentora da colecção. Para esta mostra foram seleccionados alguns trabalhos ilustrativos das correntes estéticas que caracterizaram a arte portuguesa a partir da segunda metade do século XX. Paula Rêgo, Vieira da Silva, Júlio Pomar, Manuel Cargaleiro, Cruzeiro Seixas, Julião Sarmento e Rui Chafes são alguns dos artistas representados nesta exposição.
Movido por um intenso gosto pela arte, António Piné, farmacêutico de profissão, constituiu ao longo dos anos uma significativa colecção de pintura e escultura, que integra obras nacionais e internacionais, produzidas entre as décadas de 1940 e 1990, refere a organização.
A outra exposição, “Pontos de Vista - Colecção revisitada do Museu da Guarda”, resulta de uma selecção representativa da colecção de pintura do Museu da Guarda. Reúne cerca de 70 pinturas de autores portugueses do século XVI e dos séculos XIX e XX. Conta com obras da autoria de alguns dos mais relevantes artistas plásticos nacionais como Columbano Bordalo Pinheiro, Carlos Reis, António Carneiro, Adelaide Cruz, Eduardo Malta, Eduarda Lapa, Veloso Salgado, Falcão Trigoso e João Vaz.
A exposição “Incursões - Arte Portuguesa Contemporânea, Colecção António Piné” pode ser visitada, no Museu da Guarda, até 10 de Dezembro, de terça-feira a domingo, das 10.00 às 19.00 horas. “Pontos de Vista - Colecção revisitada do Museu da Guarda”, fica patente até 9 de Dezembro, na Galeria de Arte do Paço da Cultura, podendo ser visitada de terça-feira a sábado, das 14.00 às 20.00 horas.