Almeida


O Museu Histórico-Militar de Almeida acolhe, até 31 de Março, a exposição, “Portugal em vésperas das Invasões Francesas, conhecimento Geográfico e Configurações”. Trata-se de uma exposição de cartografia composta por 28 painéis e 49 registos cartográficos dos finais dos séculos XVIII e inícios do século XIX, com representação das fronteiras portuguesas e suas principais características.
“Ao percorrermos as peças, desta exposição somos conduzidos a viajar por todo o território continental, detendo-nos embora nalguns aspectos particulares – as regiões portuguesas, e em especial a de Lisboa, a fronteira terrestre ou a sua extensa costa, fulcrais para a defesa militar desta época. Mas nesta viagem somos também levados a compreender este importante momento de viragem da Cartografia nacional e europeia: ao lado de figurações modernas e mais rigorosas coexistem outras que, se fossem mudas, poderíamos bem dizer terem sido delineadas um ou mais séculos antes.
Provavelmente serão as últimas que mais chamarão a atenção dos visitantes, pela sua singularidade e pela beleza das ornamentações”.
Complementa esta exposição uma maqueta do Combate do Côa ocorrido à vista de Almeida, na ponte do Côa, a 24 de Junho de 1810.
A exposição é promovida pelo Instituto Geográfico do Exército, Direcção de Infra-estruturas do exército, Centro de Estudos Geográfico da Universidade de Lisboa.