Guarda


A exposição “Guarda Mulher”, em homenagem às mulheres do concelho da Guarda e “Mulheres com Alma”, em homenagem às mulheres do concelho de Pinhel, é inaugurada este sábado, 23 de Fevereiro, na Galeria de Arte, na Guarda.
O Município da Guarda presta esta simbólica homenagem, através da linguagem artística da fotografia, a 43 mulheres do concelho, uma por cada freguesia, que se destacaram, ao longo da sua vida, pela destreza e perseverança em manter o seu ofício activo.
“Mulheres da Guarda, anónimas, mães, avós...rostos de vidas simples. Extraordinárias. Mulheres de artes e ofícios, de mãos que fazem, que aconchegam, que amanham a terra e os animais, que arregaçam as mangas ao raiar do sol. Mulheres que guardam na memória saberes de um rico património cultural, marcas de tempos com estórias de uma História que as não pode (nem deve) apagar”, escreve a organização.
O fotojornalista Miguel Silva apresenta também a exposição “Mulheres com Alma”, em tom de homenagem às mulheres pinhelenses, que carregam experiências de vida, nem sempre fáceis, mas que as orgulha e continuam a fazer sorrir.
A exposição tem entrada livre e pode ser visitada até ao dia 27 de Abril.