Mostra já passou por Lamego e Aveiro e agora está em Viseu


A exposição interdiocesana ‘Diálogos. Na beleza das obras contemplamos a beleza do criador’ foi inaugurada, na última sexta-feira, 18 de Fevereiro, no Museu da Igreja da Misericórdia, em Viseu, a última etapa antes de ser apresentada na Guarda.
A exposição, que já passou pelas Diocese de Lamego e Aveiro, está a fazer um percurso pelas quatro dioceses portuguesas para evidenciar o diálogo entre a natureza, o artista e o observador.
“Todas as obras de arte das nossas igrejas são, por norma, fruto de materiais criados por Deus. Mas a casa comum potencia a interacção com o artista que estabelece um diálogo com os materiais da natureza para a criação da obra de arte. Esta obra vai dialogar com os observadores, que podem ser os fiéis e a assumem numa perspectiva de anúncio e conhecimento da proposta da Igreja, mas também da relação dos fiéis com Deus”, explica Fátima Eusébio, directora do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu.
A exposição apresenta cerca de 50 peças, “oriundas das quatro dioceses” que actualmente “não estavam afectas ao culto” e que na exposição podem ser interpretadas também a partir do seu habitat.
A exposição quer também colocar em confronto os pedidos do Papa Francisco na encíclica ‘Laudato Si’ para o cuidado da Casa Comum e para a relação com a natureza, “fruto da Criação”.
“Temos consciência que, também, dentro da Igreja, ao longo dos séculos, se deixaram deteriorar obras de arte. Simbolicamente, estamos a utilizar essa perspectiva: temos duas obras, uma do século XIV e outra do século XVIII, onde vemos um Cristo crucificado que já não tem cabeça e está bastante deteriorado, outro um «Senhor da cana verde», e é uma peça impactante, porque foi infestada e só tem uma parte do rosto. As obras são o exemplo de que não foram cuidadas e tratadas, tal como acontece com a natureza e a nossa Casa Comum”, considera a directora do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu.
Depois do Museu Diocesano de Lamego, onde esteve até 15 de Outubro de 2021, a exposição ‘Diálogos. Na beleza das obras contemplamos a beleza do criador’ seguiu para a Casa da Cultura de Ílhavo, onde permaneceu até 4 de Fevereiro de 2022.
Desde o dia 18 de Fevereiro de 2022, que a exposição está patente ao público no Museu da Misericórdia de Viseu, onde ficará até ao dia 17 de Junho.
Na Guarda, a exposição poderá ser visitada de 24 Junho a 18 de Outubro, no Museu Diocesano da Guarda (antiga Capela do Seminário Tridentino). Antes disso, este espaço deverá acolher uma outra exposição, com peças de arte sacra, de toda a Diocese.