Projecto Alto Mondego Rede Cultural


O projecto Alto Mondego Rede Cultural continua a deixar marcas no território. Agora o mote é a música, e as associações culturais do território voltam a ser os grandes protagonistas, numa iniciativa que envolve mais de 50 elementos da comunidade. O projecto chama-se ‘AltaMente’ e é coordenado pelos músicos Bitocas e Artur Fernandes. A partir da identidade e tradições dos concelhos envolvidos, as colectividades vão ser desafiadas a cooperar e a explorar novos caminhos artísticos. O resultado vão ser 8 espectáculos.
O primeiro ciclo de espectáculos que junta os participantes de Mangualde e Nelas decorre em Abril e já tem datas marcadas. O segundo que junta Gouveia e Fornos de Algodres está previsto para Junho.
A estreia está marcada para o dia 2 de Abril, em Fornos de Algodres, às 21.30 horas, no Anfiteatro do Olival da Vinha. No dia seguinte, 3 de Abril, às 21.00 horas, AltaMente chega ao Largo Dr. Couto, em Mangualde. A 10 de Abril, em Gouveia, às 21.00 horas, o espectáculo sobe à Praça do Tribunal. A última apresentação será em Nelas, no dia 23 de Abril, às 21.30 horas, no Paço dos Cunhas, em Santar.
Neste momento estão a decorrer as capacitações das associações culturais para dar a conhecer o melhor do Alto Mondego, através de espectáculos inéditos.
O projecto “Alto Mondego Rede Cultural” junta os Municípios de Nelas, Mangualde, Fornos de Algodres e Gouveia e é co-financiado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.