Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço


O Ciclo de Homenagem a Miguel Real termina esta sexta-feira, dia 6 de Dezembro, pelas 14.30 horas, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, com a realização de uma mesa redonda composta por escritores e ensaístas de renome nacional e internacional, onde estarão presentes, além do homenageado, Álvaro Manuel Machado, Nuno Júdice, Daniel Heri-Pageaux, António José Borges, Gabriel Magalhães, João Morgado, Carla Sofia Luis, Alexandre Luis e Luísa Maria Soeiro Marinho.
A iniciativa “Miguel Real - 40 anos de vida literária” organizada pela Universidade da Beira Interior (FALUBI, LabCom.IFP), a Câmara da Guarda/ Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, a Academia Lusófona Luís de Camões, o Instituto Europeu de Ciências da Cultura - Padre Manuel Antunes, o Instituto Fernando Pessoa e o Observatório da Língua Portuguesa, teve início no dia 4 de Outubro, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, com o colóquio “Miguel Real - 40 anos de escrita: ensaio, ficção” e a exposição “Miguel Real 40 anos de vida literária”.
No âmbito desta homenagem a Miguel Real realizaram-se ainda, na Guarda, o colóquio “Miguel Real – 40 anos de escrita: a (re)criação dramatúrgica”, com a performance da Peça de Teatro “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, da autoria de José Saramago e adaptação dramatúrgica de Miguel Real e Filomena Oliveira, no Teatro Municipal da Guarda.
Miguel Real possui uma vasta obra dividida entre o ensaio, a ficção e o drama, este último em colaboração com Filomena Oliveira. Recebeu o Prémio de Revelação nas áreas da Ficção e do Ensaio Literário da Associação Portuguesa de Escritores, o Prémio Ler, do Círculo de Leitores, o Prémio da Associação dos Críticos Literários, o Prémio Literário Fernando Namora e o Prémio SPA Autores pelo romance “O Feitiço da Índia”. É colaborador permanente do Jornal de Letras, onde faz crítica literária.