Centro de Estudos Ibéricos


A Sessão de Entrega do Prémio Eduardo Lourenço 2018, a Basílio Losada Castro, está marcada para amanhã, 7 de Setembro, pelas 17.30 horas, na Sala Tempo e Poesia da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda.
A sessão contará com a presença do galardoado, do professor Eduardo Lourenço - director honorífico do CEI - e dos membros da Direcção do CEI (Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Reitor da Universidade de Coimbra, Reitor da Universidade de Salamanca e Presidente do Instituto Politécnico da Guarda). O elogio ao Premiado estará a cargo de Jordi Cerdà, Catedrático da Universidade de Barcelona.
O Júri reconheceu o mérito de Basilio Losada como filólogo e investigador das línguas e culturas galega e portuguesa, sendo uma referência para várias gerações de iberistas. Foi o primeiro catedrático de Filologia Galega e Portuguesa na Universidade de Barcelona, onde desenvolveu a sua vida profissional. Aos oitenta anos, Basilio Losada continua a publicar e a traduzir autores lusófonos.
Destinado a galardoar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas, o Prémio Eduardo Lourenço, no montante de sete mil e quinhentos euros, foi atribuído por um júri constituído pelos membros da Direcção do Centro de Estudos Ibéricos, membros das Comissões Científica e Executiva do CEI e por mais quatro personalidades convidadas (Fernando Paulouro das Neves -jornalista e escritor, galardoado com o PEL 2017; Raquel Freire - investigadora do Centro de Estudos Sociais e Professora Associada com Agregação de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da UC, indicados pela Universidade de Coimbra, e Sonsoles Sánchez-Reyes Peñamaría - Prof. do Departamento de Filología Inglesa da Escola Universitária de Educação e Turismo de Ávila; e Soledad Murillo de la Vega - Prof.ª Titular na Fac.de Ciências Sociais da USAL, indicados pela Universidade de Salamanca).
Desde que o Prémio foi instituído em 2004, foram galardoados: Maria Helena da Rocha Pereira, Professora Catedrática de Cultura Greco-Latina (2004), Agustín Remesal, Jornalista (2006), Maria João Pires, Pianista (2007), Ángel Campos Pámpano, Poeta (2008), Jorge Figueiredo Dias, Professor Catedrático de Direito Penal (2009), César António Molina, Escritor (2010), Mia Couto, Escritor (2011), José María Martín Patino, Teólogo (2012), Jerónimo Pizarro, Professor e Investigador (2013), Antonio Sáez Delgado Professor e Investigador (2014), Agustina Bessa Luís, escritora (2015), Luis Sepúlveda, escritor (2016) e Fernando Paulouro Neves, jornalista e escritor (2017).

Basilio Losada Castro

Basilio Losada Castro nasceu em Láncara, Lugo (Espanha), em 1930. Foi o primeiro professor catedrático de Filologia Galega e Portuguesa na Universidade de Barcelona. É autor de numerosos estudos críticos sobre literatura galega, portuguesa e brasileira. Traduziu mais de 150 livros de autores franceses, portugueses e brasileiros como Jorge Amado, Clarice Lispector, Rubem Fonseca, José Saramago, José Cardoso Pires e Rosalia de Castro, entre outros. Pelo seu trabalho como académico e como divulgador das culturas lusófonas em Espanha recebeu, entre outros galardões, o Premio Nacional de Traducción, a Creu de Sant Jordi (a maior condecoração da Generalitat da Catalunha), a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique (Portugal), a Ordem do Cruzeiro do Sul (Brasil) e a Medalla Castelao (Xunta de Galicia).
Reformou-se da cátedra no ano 2000 e, com 70 anos, publicou o seu primeiro romance, La peregrina, passado na Idade Média, período de que é grande especialista.
O seu trabalho continua a ser uma referência para várias gerações de iberistas em todos os territórios culturais que abarcam a sua obra gigantesca: Espanha, Galiza, Catalunha, Portugal e Brasil. Ainda hoje, continua a publicar e a traduzir autores lusófonos.