Programação de Junho, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço
Destaque bibliográfico sobre ambiente e oceanos

Em Junho, para assinalar o “Dia Mundial do ambiente” (dia 5) e o “Dia Mundial dos Oceanos” (dia 8), a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço tem em destaque bibliografia referente ao ambiente e aos oceanos, através de uma mostra no átrio de entrada da biblioteca.
No dia 2 terá lugar na Sala Tempo e Poesia, das 9.30 às 17.00 horas, o seminário “Abrindo Caminho para a Igualdade”, organizado pela Federação Nacional das Associações Juvenis e pela Federação das Associações Juvenis do Distrito da Guarda.
A exposição “Nuno de Montemor: Alma Brava e Meiga”, integrada no “Ciclo Nuno de Montemor” organizado pelas Câmaras Municipais da Guarda e do Sabugal, pode ser visitada em diferentes espaços da biblioteca, até ao dia 12 de Julho. Trata-se de uma mostra composta por 19 painéis onde são tratados os temas: “O homem”, “O lactário”, “O escritor” e um painel extra sob o título de “etc.”, do qual fazem parte excertos de uma carta de 1960 e de uma entrevista, nas quais é feita referência a Nuno de Montemor. Fazem ainda parte da exposição obras do autor, documentos, bens pessoais, peças de mobiliário e objectos do lactário ligados às crianças.
Hoje, dia 5, é inaugurada a exposição “I Concurso Nacional de Fotografia Quercus/Sociedade Ponto Verde” , resultante do concurso com o mesmo nome, promovido pela Quercus.
A mostra é composta pelas 50 fotografias vencedoras nas 5 categorias do concurso: Água (vida, natureza e paisagem); Reciclagem de embalagens; Atentados e boas práticas; Fauna Selvagem e Fotografia com telemóvel. A iniciativa teve como objectivo a observação e protecção da natureza através da actividade fotográfica.
Dia 14, pelas 16.00 horas, será apresentado o livro “As Ninfas do Índico”, de Jerónimo Jarmelo (pseudónimo de Jerónimo Pereira Santos), natural de Castanheira do Jarmelo – Guarda.
À semelhança de anos anteriores a BMEL retoma a iniciativa dos Piqueniques Literários onde todos são convidados a partilhar as suas leituras ao ar livre. A iniciativa vai realizar-se às quartas-feiras, às 18.00 horas, nos espaços verdes da biblioteca. Este mês terão lugar duas sessões, dias 18 e 25.
De 27 para 28, dezoito crianças do concelho passarão literalmente uma noite na biblioteca. É mais uma edição da iniciativa anual, “Chiu! Não vamos dormir… Uma noite na biblioteca”.
Quanto às habituais actividades para a promoção do livro e da leitura realizam-se nas seguintes datas: Nos dias 2 e 9 têm lugar as 112 Leituras; A Quinta dos Contos realiza-se nos dias 5, 12, 19 e 26; O encontro com miúdos e graúdos, Em família…na biblioteca acontece nos dias 7 e 21.
Até 31 de Julho, está a decorrer a “Campanha de Recolha de Manuais Escolares – Ler e Reler”.