Teatro Municipal da Guarda


Começou esta quarta-feira, dia 23 de Setembro, a décima edição do Síntese – Ciclo de Música Contemporânea da Guarda, numa organização da Câmara Municipal da Guarda/ Teatro Municipal da Guarda e do Síntese – Grupo de Música Contemporânea. A iniciativa, que conta com o apoio da Direcção-Geral das Artes, prolonga-se até 31 de Outubro.
Nesta décima edição, o ciclo abriu com a tertúlia “A Música Contemporânea e os Públicos – Relações Sociais e Culturais”, no Café Concerto. Estava prevista a participação de várias personalidades ligadas à música.
O ciclo prossegue a 8 de Outubro com um dos seus grandes destaques: Cláudio Jacomucci (Itália), um dos mais conceituados acordeonistas europeus da sua geração e um reputado compositor e professor. Trata-se de um concerto único em Portugal que contará no programa com obras da sua autoria e ainda dos compositores Giorgio Tedde e Grabriele Manca. Para ver e ouvir no Pequeno Auditório, às 21.30 horas.
No dia 14 de Outubro e retomando a componente pedagógica do ciclo há Ensaios Abertos do Síntese – GMC para as escolas com sessões às 10.30 e às 14.30 horas, no Pequeno Auditório.
No dia 16, no mesmo auditório, tem lugar o concerto dos Galegos, Vertixe Sonora (Espanha). Um espectáculo único que alia a música electrónica à componente cénica e performativa contribuindo para um diálogo musical inovador.
O Síntese termina com o espectáculo do grupo homónimo do ciclo: Síntese – GMC, a 31 de Outubro, que estreia em palco várias obras especialmente escritas para a ocasião, pelos compositores Fernando Lapa, Jaime Reis e Anne Victorino de Almeida. O concerto está marcado para as 21.30 horas no Pequeno Auditório.