Projecto “Filarmonias”


A Sociedade Recreativa e Musical Loriguense, de Loriga, foi a primeira a subir ao palco do Cineteatro da Casa da Cultura de Seia no âmbito do projecto “Filarmonias”, criado pela Câmara Municipal de Seia.
O concerto aconteceu este domingo (27 de Março), em que foi apresentado o CD ‘ReEncontro’ gravado em Setembro de 2021.
A “Banda de Loriga” interpretou obras e arranjos dos compositores Jacob de Haan, Michael Geisler, Willy Hautvast, Vitor Resende, Luís Cardoso, Carlos Amarelinho, e contou com a participação de alunas de canto da Escola “Music & Voices” de Ana Carina Reis.
Os outros concertos estão agendados para 11 e 12 de Junho, com a Banda Torroselense Estrela D’Alva; 18 de Setembro, Sociedade Musical Estrela Da Beira (Santa Marinha); 23 de Outubro, Academia de Santa Cecília (São Romão); e 13 de Novembro, com a Banda Filarmónica 1º Janeiro (Carragozela).
O projecto “Filarmonias” vai proporcionar a cada Banda Filarmónica do concelho de Seia uma actuação por ano na Casa Municipal da Cultura. Os concertos integram o projecto “Filarmonias”, criado pelo Município como forma de valorização das colectividades musicais e do papel subjacente à sua actividade cultural.
Quase todas centenárias, as 5 bandas filarmónicas do concelho desempenham um papel preponderante na formação musical e na vida cultural das populações, contribuindo para o enriquecimento do concelho.
Neste âmbito, as bandas foram desafiadas a apresentar-se à comunidade num concerto anual, que pode ser complementado com músicos e cantores convidados.