Apresentada programação do Teatro Municipal da Guarda para os últimos quatro meses de 2015


A cantora Sara Tavares vai actuar no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG), no dia 27 de Novembro, no âmbito das comemorações do 816.º aniversário da Cidade. Na programação do TMG para os meses de Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro, que foi apresentada em conferência de imprensa, na sexta-feira, dia 11 de Setembro, estão também ciclos dedicados à luz (música, exposições, oficinas, teatro, performance, documentário), à música contemporânea (Ciclo Síntese, organizado pelo Síntese - Grupo de Música Contemporânea e pela Câmara Municipal da Guarda/TMG) e ao cinema alemão (com filmes de Fassbinder e Wim Wenders, uma iniciativa da Câmara Municipal da Guarda/TMG, do Cineclube da Guarda e do Goethe Institut). Os espectáculos comemorativos do Dia Mundial da Música (dias 1 e 2 de Outubro) com Tiago Pereira e um grupo de seniores, a estreia da nova peça de teatro do CalaFrio (dias 17, 18 e 19 de Dezembro), os Artistas Unidos com o Coro do Conservatório de Música de S. José (24 de Outubro), a Exposição de Manuel Vieira e Hirondino Pedro na Galeria de Arte (de 26 de Setembro a 20 de Dezembro) e ainda a música de Manuel João Vieira, Bruno Monteiro e Paulo Santos (25 Setembro), B. Riddim (10 de Outubro) e Campânula Herminii (14 Novembro) são outros dos destaques da agenda.
Victor Afonso, programador cultural do TMG, anunciou que no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Luz, será realizado um ciclo dedicado à luz que começa no dia 21 de Outubro com o documentário “Naqoyqatsy” de Godfrey Reggio e prossegue com a exposição itinerante “Janelas de Luz” (2 a 21 de Novembro). O ciclo inclui também a exposição de fotografia “O Céu estrelado do Alqueva” (3 a 29 de Novembro), de Miguel Claro, que também orienta uma oficina de astrofísica sobre “Escrever com a luz das estrelas” (dia 28). No dia 5 de Novembro realiza-se uma conferência sobre “Luz e Sombras no Cinema”, por Luís Miguel Oliveira e, no dia 18, será apresentado o espectáculo de teatro “Jardim das Estrelas”, pelo Teatro Serra de Montemuro. Para 20 de Novembro está programado o “Concerto para olhos vendados” por Luís Antero.
A agenda do TMG para os últimos quatro meses de 2015 também inclui a realização do X Síntese - Ciclo de Música Contemporânea da Guarda, que contempla, entre outros momentos, uma tertúlia sobre “A música contemporânea e os públicos - relações sociais e culturais” (23 de Setembro), um concerto de Cláudio Jacomucci (8 de Outubro) e do grupo “Vertixe Sonora” (16). Ainda na música, destaca-se o espectáculo “Sonoguarda - Dicotomias do Silêncio”, orientado por Tiago Pereira, que será apresentado no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Música.
No teatro, realce para as peças “Lar Doce Lar”, com Joaquim Monchique e Maria Rueff (12 de Dezembro), “Bartleby”, pelo Teatro do Calafrio (17, 18 e 19 de Dezembro) e “Em memória - Ou a vida inteira dentro de mim”, pelo grupo Gambozinos e Peobardos - Grupo de Teatro da Vela e Trigo Limpo Teatro ACERT (21 Novembro). No serviço educativo, entre Outubro de 2015 e Maio de 2016 será realizada a iniciativa “Viagem Sonora”, orientada por Élia Fernandes, que tem como destinatários alunos do pré-escolar e 1.º ciclo, grupos organizados de idosos e crianças com necessidades especiais.
O vereador da cultura da Câmara Municipal da Guarda, Victor Amaral, considera que a programação do TMG para os últimos quatro meses de 2015 é “diversificada”, “muito plural” e contém “diversas linguagens e propostas artísticas”. O TMG procura oferecer “propostas e ofertas que possam alcançar o maior número de utilizadores, de público, de participantes, no fundo é essa a vocação deste equipamento”, lembrou o autarca, referindo que “o Teatro vive para as pessoas”.