Teatro Municipal da Guarda


Na Quarta-feira, dia 14 de Outubro, vão decorrer no Teatro Municipal da Guarda (TMG) os Ensaios Abertos do Síntese - Grupo de Música Contemporânea, uma actividade pedagógica realizada no âmbito do X Síntese - Ciclo de Música Contemporânea da Guarda.
A iniciativa é gratuita e é dedicada ao público escolar, com sessões às 10.30 horas, para as escolas do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), e às 14.30 horas, para as escolas de 3.º CEB e Ensino Secundário. Nesta acção pedagógica, os alunos terão a oportunidade de assistir a um ensaio do ensemble Síntese, observar a evolução de uma obra, e colocar questões aos intérpretes. Um momento de aprendizagem único, com o objectivo de sensibilizar para a música contemporânea o público mais jovem, desmistificando preconceitos e alargando os horizontes musicais e intelectuais.
O Síntese - Grupo de Música Contemporânea tem a sua sede na cidade da Guarda e teve origem em 2006, aquando da primeira edição do Síntese - Ciclo de Música Contemporânea da Guarda. Trata-se de uma plataforma que privilegia o ambiente criativo, onde os músicos interagem com os compositores.