Guarda


Entre 11 e 18 de Outubro, o Teatro Municipal da Guarda e o Síntese – Grupo de Música Contemporânea organizam a nona edição do Síntese – Ciclo de Música Contemporânea da Guarda. O Ciclo arranca este sábado, dia 11 de Outubro, com o Recital de Piano Comentado de Francisco Monteiro. O concerto está marcado para as 21.30 horas no Pequeno Auditório.
Neste recital, Francisco Monteiro apresenta obras de Terry Winter Owens, Peteris Vasks, Jorge Peixinho e da sua própria autoria. O concerto pretende apresentar expressividades fortemente marcadas mas contrastantes de compositores das últimas décadas: contrastes entre lugares, escolas, estilos e perspectivas da música, unidas por uma forte intencionalidade expressiva. Assim, o lirismo e a transcendência de Terry Winter Owens contrasta com o vanguardismo de Jorge Peixinho.
Ao recital de Francisco Monteiro seguem-se depois, no âmbito deste Ciclo, o concerto “Solistas e Eletrónica”, por Carlos Canhoto e João Pedro Delgado, no dia 16 Outubro e o espectáculo “Odes”, pelo Síntese – GMC que estreará obras de Francisco Monteiro e Christopher Bochman, no dia 18 Outubro.