Teatro Municipal da Guarda


“Rezas, benzeduras e outras cantigas” é o novo projecto de César Prata que vai ser apresentado no Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda, no dia 18 de Setembro, às 22.00 horas.
Da tradição oral portuguesa, César Prata e Vânia Couto recriam músicas e orações populares recorrendo a múltiplos instrumentos, objectos sonoros, pedais de loops, laptop e programações. O ambiente sonoro resulta na fusão do mais ancestral com a contemporaneidade, afirmando que a tradição pode ser sempre actual. O ambiente sonoro deste projecto procura cruzar o mais ancestral e profundo da tradição oral (as rezas populares e as vozes de informantes são prova disso mesmo) com inúmeros instrumentos acústicos (alguns afastados do habitual panorama sonoro da música tradicional). Recorre, ainda, ao computador enquanto instrumento musical. Trata-se, assim, de um disco “novo” com um lugar muito próprio na música portuguesa e nas músicas do mundo.
Voz, adufe, bandolim, bouzouki, caxixi, címbalos e taças, dulcimer, flauta, guitalele, guitarra, kalimba, laptop, programações, melódica, sanfona, sea drum, shruti box, tongue drum, ukelele – César r Prata; voz e melódica – Vânia Couto.