Apresentação durante o Festival do Pão


Gravar o Cancioneiro Tradicional de Videmonte é uma das prioridades do Sector Intervenção Cultural, Animação e Associativismo da Câmara Municipal da Guarda. A iniciativa conta com a parceria da Câmara Municipal da Guarda, Junta de Freguesia de Videmonte e Rancho Folclórico de Videmonte.
A recolha do cancioneiro vai contar com a ajuda da “Ti Maria”, de Videmonte, explicou Carla Morgado, Coordenadora do Sector Intervenção Cultural, Animação e Associativismo, que falou do projecto durante a conferência de imprensa em que foi apresentada a agenda cultural do Teatro Municipal da Guarda, para os primeiros quatro meses do ano.
Na recolha do Cancioneiro Tradicional de Videmonte serão gravados entre 12 a 14 faixas, onde 10 músicos irão trabalhar cada tema, e as restantes faixas serão temas à capela (com a voz da “Ti Maria”) e com a cantata do Rancho Folclórico de Videmonte.
Tiago Pereira (Projecto Roncos do Diabo), Rogério Pires (Projecto Sons Vadios), Marcos Cavaleiro (Projecto Campânula), Miguel Cordeiro (Projecto Campânula), Miguel Calhaz (músico de intervenção), Quiné Teles (Percussão), César Prata (Canções de Ceguinho), Gilberto Costa (Saxofone), Vasco Ribeiro (Projecto OMIRI) e Catarina Moura (Voz), foram os músicos profissionais seleccionados pela sua experiência e sensibilidade nesta área.
“A apresentação do CD será feita no âmbito do Festival Pão Nosso, bem como o espectáculo protagonizado pelos músicos participantes e cantata do Rancho Folclórico de Videmonte” disse Carla Morgado.
A Coordenadora do Sector Intervenção Cultural, Animação e Associativismo considera que “o Concelho da Guarda é possuidor de um valioso património ligado à tradição oral e à expressão musical”.