Teatro


O Teatro do CalaFrio vai apresentar a sua última produção, “OssO”, em Castelo Branco. O espectáculo decorrerá no dia 27 de Outubro, pelas 21.30 horas, no Cine Teatro Avenida. A peça é da autoria de Rui Zink, encenação de Américo Rodrigues, cenografia de José Teixeira, desenho de luz de José Neves e interpretação de Valdemar Santos e Luciano Amarelo, com a participação especial de um clown.
Segundo José Mário Silva, do Expresso, trata-se de uma “história literalmente no osso, sem corpos nem paisagem, todo o aparato da escrita reduzido ao palco de uma cela onde se digladiam duas vozes. Trata-se de uma espécie de teatro mental, por onde passam algumas das maiores tensões e angústias do nosso tempo: a retórica do medo, a intolerância, os abusos cometidos em nome da democracia, a incapacidade de compreender o outro, de respeitar quem não pensa como nós. Zink não faz do duelo entre os dois homens mero veículo para um qualquer discurso político. Em vez disso, e com muito mais eficácia, descontrai ideias feitas sobre a ameaça do fanatismo religioso e o seu reverso (a paranóia securitária) mostrando-nos como as relações de poder se podem dissolver no próprio absurdo que as sustém”.
Entretanto, decorrem no espaço do CalaFrio, na Rua do Futuro, na Guarda, os ensaios da sua nova produção, a estrear em Dezembro. Trata-se de “O homem que não tinha inimigos e outras fábulas fantásticas” de Ambrose Pierce, versão teatral livre de Manuel A. Domingos, encenação de Américo Rodrigues, cenografia tipográfica de Jorge dos Reis, desenho de luz de José Neves e canções originais de César Prata. A interpretação é de Luciano Amarelo, António Saraiva, Ana Couto, Daniel Rocha, César Prata e Américo Rodrigues.