Iniciativa contou com a participação de 48 crianças e jovens de 10 países


A búlgara Gerry Lyubenova foi a grande vencedora do 5º Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela (FICSE), festival que contou com a participação de 48 crianças e jovens, provenientes de 10 países. Georgiana Panaitiu, da Roménia, recebeu o Grand Prix Junior.
Os resultados da quinta edição foram anunciados durante a Gala Final, que decorreu no dia 24 de Agosto, em Seia.
No grupo mais jovem a concurso, o 1º escalão (até aos 9 anos), mas de grande talento, o pódio foi ocupado por Denisa Moldovan (Roménia), cabendo o segundo lugar a Mirtel Katrina Kits (Estónia), e o terceiro ao português Guilherme Vieira.
A senense Joana Almeida foi a vencedora na categoria dos 10 aos 13 anos, seguida da portuguesa Júlia Ochôa e de Stefania Petric (Roménia). Receberam menções honrosas Irina Lopes (Portugal) e Joosep Käär (Estónia).
Na faixa etária dos 14 aos 17 anos, a búlgara Simona Krusteva arrebatou o primeiro lugar. As restantes posições foram ocupadas por Wanda Helene Ollep (Estónia) e pela portuguesa Beatriz. Foram distinguidas com menções honrosas Vanessa Siwy (Polónia) e Rugile Kairyte (Lituânia).
No quarto escalão, acima dos 18 anos, Magdalena Choluj, da Polónia, conquistou a primeira posição, Patrícia Montes de Oca (Espanha) a segunda, e Sarah Jsun, da Roménia, ocupou o terceiro lugar. Patrícia Domigues (Portugal) e Lari Antunes (Brasil) foram merecedoras de menções honrosas.
Foram atribuídos os prémios especiais “Cidade de Seia”, a Íris Silva (Portugal), “Carreira”, a Sergey Savenkov (Rússia), “Serra da Estrela”, a Beatriz Alves (Portugal), “Especial Promessa”, a Beatriz Montero (Espanha), “Revelação”, a Mario Krastev (Bulgária) e o prémio “O mais jovem”, a Rachel Mai (China).
O Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela é promovido pela Câmara Municipal de Seia, com o apoio da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros e do Turismo do Centro Portugal.