Guarda | Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço


A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço vai promover uma série de iniciativas para assinalar o centenário do nascimento do escritor Mário Dionísio, que se comemora a 16 de Julho.
Além de escritor, Mário Dionísio foi também crítico, pintor e professor catedrático.
Personalidade multifacetada teve uma acção marcante no século XX português, com particular incidência nos domínios literário e artístico.
O programa dedicado a Mário Dionísio e à sua obra tem início a 12 de Julho, às 18.00 horas, com a abertura das exposições Mário Dionísio- Vida obra e Mário Dionísio - Pintura e o colóquio Idade Terceira.
A exposição Mário Dionísio- Vida e obra dá conta da vida do poeta, pintor, professor e crítico, através de diversos documentos, textos, fotografias e outras imagens, não esquecendo o que ao mesmo tempo se passa no mundo.
Mário Dionísio – Pintura é uma breve mostra dos 50 anos de pintura de Mário Dionísio. Já com intensa actividade literária e de crítica de literatura e pintura em diversos jornais, Mário Dionísio começa a pintar em 1941, aos 25 anos.
Ainda no dia 12, também às 18.00 horas, a biblioteca promove o colóquio Idade Terceira, por Regina Guimarães. Para além do trabalho desenvolvido nas áreas do teatro, da canção, da dramaturgia, da crítica, do argumento, da produção, entre outras, Regina Guimarães organiza, de há 10 anos a esta parte, a Leitura Furiosa Porto, encontros entre escritores e pessoas zangadas com a leitura. Fundadora, com Ana Deus, da banda Três Tristes Tigres. Trabalhou ainda para outras bandas, nomeadamente o Osso Vaidoso e os Clã.
A programação do ciclo dedicado a Mário Dionísio prossegue com a conferência O pensamento de Mário Dionísio, por António Pedro Pita, dia 14, pelas 18.00 horas.
António Pedro Pita é Professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
No dia 23, às 21.15 horas terá lugar, nos espaços verdes da BMEL, À Luz do filme, com projecção do filme 2 Horas na vida de uma mulher, de Agnès Varda. A iniciativa é promovida pela Cooperativa Soanheiro e pelo Cine Clube da Guarda.
A Sessão Solene de entrega do Prémio Eduardo Lourenço, galardão instituído pelo Centro de Estudos Ibéricos, ao escritor chileno Luís Sepúlveda, está marcada para o dia 1, pelas 15.00 horas.
No mesmo dia, Luís Sepúlveda estará na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, às 21.30 horas, para falar com os leitores sobre as suas obras e o seu percurso literário. A conversa será conduzida por Fernando Paulouro das Neves.