Guarda


Marie Curie é o destaque da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda, durante o mês de Novembro.
Marie Sklodowska Curie foi uma cientista polaca com naturalização francesa que conduziu pesquisas pioneiras no ramo da radioactividade. Foi a primeira mulher a ser galardoada com o Prémio Nobel e a primeira pessoa a ganhar o Prémio Nobel duas vezes. Foi a primeira mulher a ser admitida como professora na Universidade de Paris.
O programa dedicado à cientista tem hoje início (3 de Novembro) com a exposição Vida e obra de Marie Sklodowska-Curie. Para além da apresentação da vida e obra de Marie Curie, a mostra é ainda composta por uma secção dedicada a três dos seus discípulos portugueses, que realizaram um estágio no Instituto do Rádio em Paris: Mário Augusto da Silva, Branca Edmée Marques e Manuel Valadares.
“Marie Curie – além do mito” é o nome de um documentário realizado por Michel Vuillermet, que a Biblioteca exibe no dia 8, às 18.00 horas.
No dia 10, também às 18.00 horas, será proferida, por Décio Martins, a conferência “Marie Curie: abrindo novos caminhos na ciência”. Para além de professor no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Décio Martins publicou vários trabalhos sobre a história da física em Portugal e sobre a história dos instrumentos científicos. Faz ainda parte do programa a palestra “Marie Curie e o Radão”, por Sandra Soares, dia 16, às 14.30 horas. Sandra Soares é professora do Departamento de Física da UBI e é Investigadora do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas.
A evocação a Marie Curie termina, no dia 30 de Novembro, às 9.30 horas, com uma Oficina de ciência por Alina Louro. Nesta iniciativa, integrada nas comemorações do Dia Internacional das Cidades Educadoras, participarão utentes da Casa de Saúde Bento Menni, especializada em saúde mental.