Guarda


O poeta, romancista, ensaísta, dramaturgo e pintor, Mário Cesariny (Lisboa,1923-2006), será lembrado na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) ao longo do mês de Abril, através da realização de diversas e variadas iniciativas culturais. Mário Cesariny manifestou desde cedo o seu gosto pelas artes. Frequentou a Escola de Artes Decorativas António Arroio, estudou música com o compositor Fernando Lopes Graça e frequentou a academia parisiense La Grande Chaumière.
A BMEL inicia a evocação a Mário Cesariny com o documentário “Autografia: um filme sobre Mário Cesariny”, dia 5, pelas 18.00 horas.
Com o objetivo de dar a conhecer, de forma breve, aos participantes das Férias Activas organizadas pelo Município da Guarda, o movimento surrealista e uma das muitas técnicas usadas no processo de criação pelos artistas surrealistas (a “collage”), a BMEL realiza no dia 6, com início às 14.00 horas, a oficina “Corte e cola”.
Ainda no âmbito do tema central deste mês, estará patente ao público a partir do dia 6 de Abril, a exposição de fotografia da autoria de Susana Paiva, “Essa memória esférica habitada (para Mário Cesariny)”.
De realçar a conferência “Entre nós e as palavras, Mário Cesariny”, por Perfecto E. Cuadrado, no dia 18, às 18.00 horas. Perfecto Cuadrado propõe-se, a partir do poema “You are welcome to Elsinore”, “lembrar algumas das características essenciais do Surrealismo e da intervenção surrealista em Portugal, e propor depois um itinerário pelos labirintos da pessoa, a personagem e a obra literária e plástica de Mário Cesariny - um poeta luminoso, um mestre, um amigo generoso, um homem livre”.
Destaque ainda para “Nossas mãos de nautas navegando o espaço”, uma “acção colectiva de pintura e poesia pelo Cabo Mondego Section of Portuguese Surrealism”, a ter lugar dia 20, às 21.30 horas. Será uma noite de poesia e pintura onde participam Alberto Assumpção (pintura), Alexandre Magno (pintura), Cristina Vouga (pintura), João Rasteiro (declamação), Luiz Morgadinho (pintura), Miguel de Carvalho (pintura), Pedro Prata (pintura) e Seixas Peixoto (pintura).
Dia 27, às 18.00 horas, haverá lugar para mais um documentário integrado no programa dedicado a Mário Cesariny. Trata-se de “Cruzeiro Seixas - As cartas do rei Artur”, um documentário em que Cláudia Rita Oliveira se debruça sobre a relação e correspondência trocada entre os surrealistas Artur do Cruzeiro Seixas e Mário Cesariny.
O ciclo dedicado ao poeta e pintor termina no dia 29, às 21.30 horas, com a peça de teatro “O Meu País é um Insuflável”, por Fértil Cultural.