Guarda


Em Dezembro, a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), na Guarda, lembra o cineasta e produtor de desenhos animados, Walter Elias Disney. A BMEL programou um conjunto de iniciativas destinadas a homenagear o criador dos personagens Mickey Mouse, Pato Donald, Pateta e Pluto (décadas de 1920 e 1930).
A partir de amanhã, dia 2, é possível ficar a conhecer uma vasta colecção de livros editados com a chancela da Walt Disney, que fazem parte do acervo documental da BMEL. A mostra bibliográfica Os livros Disney tem a intenção de dar a conhecer ou lembrar aquelas obras, que fazem parte do imaginário de muitos leitores.
No dia 6, às 18.00 horas, haverá as curtas metragens Steamboat Willie, Der Fuehrers Face, The Skeleton Dance, entre outras. Será exibido o filme “Destino”, um projecto conjunto de Salvador Dali e Walt Disney.
“Esta brincadeira dava um filme!” é o nome da oficina de “Pixilação”, orientada por monitores da associação “Zero em Comportamento”, em que crianças dos 8 aos 12 anos podem participar no dia 10.
No dia 15, às 18.00 horas, o professor universitário Luís Nogueira encerra o ciclo dedicado a Disney com uma conferência onde tratará o tema “Disney: dos clássicos planetários ao universo transmediático”.
Em Dezembro são apresentados na BMEL três livros de autores locais. Dia 3, às 16.00 horas, José Domingos Levy apresenta “Viajar pelo mundo”, de Francisco Moura, um compêndio de viagens onde os leitores podem viajar pela história e cultura de 125 países e regiões visitados pelo autor durante a sua carreira profissional.
Os livros “A Porta de Emergência” de Américo Rodrigues e “Historietas de Martim Afonso” de Rogério C. Pires, vão ser apresentados no dia 17, às 16.00 horas.
A apresentação de “A Porta de Emergência” vai estar a cargo de José Monteiro. Por sua vez, “Historietas de Martim Afonso” vai ser apresentado por Joaquim Igreja.
Na altura, haverá leitura de excertos das obras, por Luciano Amarelo e Valdemar Santos.
Esta iniciativa é organizada pelo CalaFrio, Associação Cultural.