Vila Mendo | Vila Fernando


“Gentes da nossa terra” é o título do 2º Caderno de Memórias que a Associação Cultural e Recreativa de Vila Mendo, freguesia de Vila Fernando, lançou recentemente.
Ao longo de mais de uma centena de páginas são apresentados textos de pessoas de Vila Mendo, Vila Fernando, Quinta de Cima, Quinta de Meio, Quinta de Baixo, Adão e Marmeleiro.
“Há uma lógica na escolha da origem das pessoas referidas: Vila Mendo pertence à freguesia de Vila Fernando; assim não é de estranhar que ela mesmo, mais a Quinta de Cima, Quinta de Meio e Quinta de Baixo estejam representadas; infelizmente, e por motivos diversos, o Monte Carreto e a Aldeia de Santa Madalena não constam (poderá haver outros projectos no futuro que as integrem): O Adão e o Marmeleiro, porque são terras contíguas à freguesia, pensámos por bem incluí-las”, explica Luis Filipe Soares, presidente da Associação, no posfácio do Caderno.
Colaboraram neste trabalho os seguintes autores: Agostinho Lopes, António Pereira, Berta Carreira, Carlos Canelas/Cristina Canelas, Emanuel Carreira, Francisco Barbeira, Júlio Pissarra, Luís Nunes, Lurdes Alves, Manuel Silva Gonçalves, Sila Monteiro. O Caderno que é coordenado por Luis Filipe Soares, tem ainda a colaboração de Victor - Amaral Vereador da Cultura da Câmara da Guarda, José Dionísio (prefácio), Daniel Rocha (revisão linguística e poema).
Recorde-se que a Associação Cultural Recreativa de Vila Mendo tinha já apresentado o Caderno de Memórias nº 1 “Vila Mendo nos anos 60/70”.