Exposição fica patente até 1 de Maio


“Outros Mundos”, uma exposição de rua que integra os Encontros de Fotografia Sem Fronteiras do Centro de Estudos Ibéricos (CEI), vai estar patente na Praça Velha, a partir de hoje, dia 7 de Abril, até ao dia 1 de Maio.
Trata-se de uma mostra organizada pela Fundação La Caixa e pelo Município da Guarda e cuja inauguração está marcada para as 11.00. Na sessão inaugural, na Praça Velha, vão estar presentes o presidente da Câmara da Guarda e do CEI, Sérgio Costa, o curador da Fundação ”la Caixa”, Artur Santos Silva, e Kike Herrero, comissário desta exposição.
A mostra “Outros mundos. Viagem pelo Sistema Solar guiada por Michael Benson” foi apresentada pela primeira vez em Espanha em 2020. Chega agora a Portugal, com a colaboração do BPI, da Câmara Municipal da Guarda e do Centro de Estudos Ibéricos, no formato Arte na Rua, para proporcionar um percurso científico e artístico pelo sistema planetário através de 40 fotografias de grande formato, seleccionadas e processadas pelo cineasta, artista e escritor norte-americano Michael Benson.
O autor escolhe e trata imagens originais a preto e branco captadas em várias missões planetárias das principais agências espaciais, como a ESA e a NASA, para compor mosaicos a cores. O resultado é uma viagem pela incrível diversidade de mundos que constituem o Sistema Solar através de fotografias de enorme beleza obtidas ao longo de seis décadas de exploração robotizada.
Esta exposição de rua integra a programação de actividades dos V Encontros Imagem & Território: Fotografia sem Fronteiras do CEI, que irão decorrer de 21 a 24 de Abril de 2022, na Guarda. Incluídos no projecto Transversalidades, estes encontros em torno da Fotografia e do Território resultam do envolvimento activo do CEI na cooperação territorial e no seu compromisso com o território fronteiriço da raia central ibérica.