Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço


No último mês do ano, realizam-se três lançamentos de obras de autores da Guarda, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço.
“A (im)perfeição dos dias”, o primeiro livro de José Manuel Monteiro, será lançado, no dia 5, às 16.00 horas. José Monteiro é natural da Guarda. Formou-se em Línguas e Literaturas Clássicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É professor na Secundária Afonso de Albuquerque e tem escrevinhado textos para a imprensa da cidade da Guarda e para a gaveta.
Já no dia 9, pelas 18.00 horas, será apresentado “Faz-te homem!” de Luís Coelho, autor ligado à Guarda, publicitário, cronista e humorista.
A 12 de Dezembro, às 16.00 horas, será o lançamento do segundo livro de Carlos Adaixo, “O inverno no teu olhar”. Carlos Adaixo, natural da Guarda, é Licenciado pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Professor de Filosofia e Psicologia do Ensino Secundário. Artista Plástico. Colaborador na Imprensa Regional e Autor do livro “Café no centro da cidade”, editado em 2013.
Dentro da programação para o mês de Dezembro, a Biblioteca da Guarda apresenta, a partir de amanhã, dia 4 de Dezembro, “A ronda vista pelas crianças”. Trata-se de uma mostra dos trabalhos desenvolvidos pelas crianças dos Jardins de Infância da rede pública, inspirados nas histórias contadas pela BMEL nos jardins de infância no âmbito da iniciativa Ronda de contos.
No âmbito do projecto de difusão da obra de autores locais “A Terra da Escrita”, Carlos Carvalheira encontra-se com alunos das secundárias da Sé e Afonso de Albuquerque para falar de si e da sua obra. Os encontros estão marcados para o dia 10.
A programação da biblioteca prossegue com uma conversa com o poeta Miguel-Manso, no dia 15, às 21.30 horas.
A BMEL mostra, a partir de 18 de Dezembro, a exposição de colagens “No princípio não era o verbo” de Miguel Carvalho.
Destaque ainda para as iniciativas de periodicidade mensal, a conversa informal A vida dos livros, tem lugar esta tarde, às 18.00 horas. O convidado desta edição é o guardião da biblioteca pessoal do escritor da Guarda Nuno de Montemor, António Morgado.
A sessão do ciclo de conversas mensais pensado para dar a conhecer o percurso pessoal e profissional dos convidados A minha vida dá um livro acontece no dia 11 de Dezembro, pelas 18.00 horas. António Piné, antigo farmacêutico e coleccionador de arte contemporânea é o convidado deste mês.
Quanto às iniciativas do Serviço Educativo, no dia 7, a BMEL vai ao Serviço de Pediatria do Hospital Sousa Martins contar histórias às crianças internadas no referido serviço.
Nos dias 9, 10, 11 e 14, a Biblioteca da Guarda apresenta uma criação própria, peça “A galinha romântica” de Natércia Rocha, em teatro de sombras.
A iniciativa Em família… na biblioteca realiza-se no sábado, dia 12 de Dezembro.