Biblioteca Municipal da Guarda


Na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), na Guarda, será apresentado, no dia 14 de Março, pelas 18.00 horas, o livro “Ponte Europa” de Carlos Barroco Esperança. A obra será apresentada por António José Dias de Almeida. O “Ponte Europa” é um livro de crónicas que regista memórias antigas e inquietações de sempre. “É o testemunho de um cidadão que ama a vida e defende a democracia. Há nestas páginas registos de infância, impressos na memória, e olhares recentes sobre o país e o mundo. São narrativas, ora irónicas, ora magoadas, de pessoas e factos passados, pertencentes ao mundo rural da minha infância, para que os recordem as pessoas da minha geração e os conheçam as gerações posteriores”, de acordo com o autor.
Carlos Barroco Esperança nasceu em Escalhão, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. Fez a instrução primária na aldeia de Vila Garcia, concelho da Guarda, o ensino secundário no Liceu Nacional da Guarda e concluiu o curso de professor primário na Escola do Magistério Primário da Guarda, em 1961. Foi colaborador de vários jornais, revistas, catálogos e blogues, e mantém uma longa colaboração no mensário Praça Alta, de Almeida. É sócio da Associação Portuguesa de Escritores (APE). Além da colaboração em várias publicações colectivas, é autor do livro “Pedras Soltas” (2006).
No dia 25 de Março, a Biblioteca Municipal da Guarda promove uma oficina de “Criação de marionetas de sombra” pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora. Trata-se de uma formação técnica de construção onde serão abordados diversos materiais, profissionais e alternativos, para a execução de marionetas de sombras. Serão explorados mecanismos de articulações complexos e outras soluções práticas possíveis de serem repetidas com crianças.