Publicações


“Anjos da Guarda – Poemas de A a Z” é o título do livro da professora Emília Barbeira que vai ser apresentado no dia 6 de Maio, às 18.00 horas, na Biblioteca municipal Eduardo Lourenço, na Guarda. O Livro, com a chancela da VERITAS, conta com ilustrações de Raquel Carona Leitão, sendo a capa de Alexandra Gomes Rafael e a edição Gráfica de Lucília Fonseca Rafael.
“Este conjunto de textos prima pela simplicidade de quem gosta de escrevinhar umas ideias que reflectem as vivências do quotidiano, não tendo ambições literárias, mas tão só chegar a todos os discentes de uma forma clara para esclarecer um dos muitos conteúdos leccionados, ao longo dos diferentes anos lectivos, os recursos expressivos, através de sucessivos exemplos demonstrados nos textos”, refere a autora no prefácio do livro.
O título “Anjos da Guarda” é justificado por Emília Barbeira “como uma homenagem” à cidade que a viu nascer e porque acredita que “ao longo do percurso terreno, surgem vários Anjos que nos auxiliam a derrubar obstáculos, construindo pontes qual aranha que tece a sua teia”. Adianta que “cada um tem de procurar o Anjo que melhor o auxilia”, apontando como exemplos de anjos “a família, os amigos, a leitura, a escrita”. Considera que “é necessário que se descubram fios e laços para ir tecendo a tela da felicidade, destronando a dor lancinante que, por vezes, paralisa”.
Emília barbeira é natural de marmeleiro, no concelho da Guarda. Licenciou-se em Humanidades na Universidade católica Portuguesa. É professora de Português do quadro, no Agrupamento de Escolas da Sé. Gosta de ler, escrevinhar e deslumbrar-se com culturas e paisagens peculiares.