Livro teve primeira apresentação internacional na Guarda


No Instituto Politécnico da Guarda (IPG) foi apresentado, no passado dia 25 de Fevereiro, o livro “Animação Turística: perfil profissional, metodologia e prática”. Trata-se de um livro da autoria do professor universitário e investigado espanhol Victor Ventosa.
A sessão de apresentação - que decorreu no Auditório Carreira Amarelo, Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto/IPG) – contou com uma intervenção de Renata Teodori, docente da Universidade Católica do Peru, sobre a obra e temática em geral.
Victor Ventosa salientou que a primeira apresentação “foi feita em Portugal, no Instituto Politécnico da Guarda”. A sua ligação ao IPG, onde leciona no curso de licenciatura de Animação Sociocultural foi uma das razões desta escolha para o primeiro lançamento deste livro. “Por outro lado entendo que esta é uma zona, próxima da fronteira e de Salamanca, com grandes potencialidades turísticas”.
Este docente espanhol referiu que “o número de turistas que entram na Península Ibérica, durante o ano, supera a totalidade dos habitantes de Portugal e Espanha, juntos”. Assim, Victor Ventosa acrescenta que este dado é “já suficientemente revelador do enorme potencial turístico”, defendendo ser necessário que “os turistas venham mas permaneçam também algum tempo; e aqui tem um importante papel o animador turístico”.