Guarda - Abril, Maio e Junho


Já está disponível a Agenda Cultural da Guarda, para os meses de Abril, Maio e Junho, que comtempla as iniciativas do Teatro Municipal da Guarda (TMG), Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), Museu da Guarda e diversos espaços do concelho. A apresentação decorreu no dia 24 de Março, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço.
De entre as cerca de 120 iniciativas programadas para os próximos meses, destaque para o 27º Festival Termómetro Fernando Alvim (6 de Abril), o concerto Cais Sodré Funk Connection (15 Abril), o regresso aos palcos da banda Sétima Legião, que marca as celebrações do 25 de Abril, a actuação de Moullinex (28 de Abril), o espectáculo ‘In Memoriam de Eduardo Lourenço – Orquestra Filarmónica Portuguesa’ com o actor José Neves e o pianista Pedro Nunes (23 Maio) e ainda o concerto do rapper português Valete (27 Maio).
A comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de Maio), os cursos de gravura “Polpa de Papel” e de arte urbana do guardense Desy (Junho) e diversas visitas encenadas são algumas das propostas culturais do Museu da Guarda.
Com a organização do Centro de Estudos Ibéricos (CEI), destaque para o 6º Encontro “Imagem e Território”, que congrega exposições, debates, maratona e roteiro fotográfico (de 14 a 22 de Abril) e vai acontecer em diversos locais e equipamentos do concelho. As Comemorações do Centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço, com início em Maio, são outro dos destaques da programação.
O Presidente da Câmara da Guarda reafirmou a forte aposta na criatividade e artistas locais com uma “agenda plural, ecléctica, que vai ao encontro de todos os públicos”. Sérgio Costa disse que “nunca foi feita uma aposta tão grande nos artistas locais”. E acrescentou: “A aposta na criatividade local é muito importante”.
Sobre a programação para o TMG, Carla Morgado disse que a agenda comtempla espectáculos de âmbito nacional e de criadores locais, e que mantém “uma forte aposta na parte formativa e de residências artísticas”. O TMG vai receber, entre Abril e Junho, 42 iniciativas (concertos, teatro, cinema, conferências e dança, entre outras).
Marta Nunes disse que a BMEL programou actividades como exposições, sessões de leitura comunitária, conferências e lançamento de livros.
Sobre a programação do Museu da Guarda, Salete Pinto referiu que contempla exposições, música, palestras, cursos de pintura, arte urbana e gravura, visitas encenadas e o lançamento do Roteiro Literário Nuno de Montemor (27 de Maio), entre outras iniciativas.