Dia Mundial do Turismo


A mensagem deste ano do Vaticano para o Dia Mundial do Turismo, que se assinala a 27 de Setembro, salienta a importância desta área para o “desenvolvimento autêntico” e “integral” das comunidades.
O documento sublinha que para tal finalidade, no campo do turismo devem ter em vista alcançar um progresso equilibrado, que seja sustentável e respeitoso em três âmbitos: económico, social e ambiental”.
O Vaticano recorda que “o turismo é um motor fundamental de desenvolvimento económico, em virtude da sua importante contribuição para o PIB (de 3% a 5% a nível mundial), para o emprego (de 7% a 8% dos lugares de trabalho) e para as exportações (30% das exportações mundiais de serviços)”.
Num mundo cada vez mais globalizado, em que “cada lugar do planeta” é “uma meta potencial”, o turismo pode afirmar-se, segundo a Santa Sé, como “uma das opções mais viáveis e sustentáveis para reduzir o nível de pobreza das áreas mais subdesenvolvidas”.
Por outro lado, o Vaticano considera “essencial que os benefícios económicos do turismo cheguem a todos os sectores” sociais dos países de destino e tenham também “impacto directo sobre as famílias”.
Além dos benefícios económicos, a actividade turística gera “outras” mais-valias que também devem ser potenciadas, como “o enriquecimento cultural, a oportunidade de encontros humanos, a promoção do respeito recíproco e da tolerância e a promoção da formação de trabalho dos jovens”.
No documento para o Dia Mundial do Turismo deste ano, a Santa Sé dá ainda contas da sua “alegria” pela forma “como em várias partes do mundo a Igreja reconheceu as potencialidades do sector turístico e pôs em prática projectos simples mas eficazes”.
“São cada vez mais numerosas as associações cristãs que organizam viagens de turismo responsável a regiões desfavorecidas, assim como aquelas que promovem o chamado “turismo solidário ou de voluntariado”, reconhece o Vaticano.
Recorde-se que, de acordo com a Organização Mundial do Turismo, o México será o anfitrião do Dia Mundial do Turismo 2014 e o Burkina Faso em 2015, eventos que terão por temas, respectivamente, “Turismo e Desenvolvimento Comunitário” e “Um bilião de turistas, um bilião de oportunidades”.