Praias do Centro de Portugal com mais oito bandeiras azuis em 2022


Valhelhas, Aldeia Viçosa (concelho da Guarda), Sandomil, Lapa dos Dinheiros e Loriga (concelho de Seia) são as praias fluviais do distrito da Guarda distinguidas, em 2022, com Bandeira Azul
As praias do Centro de Portugal ganharam este ano mais oito bandeiras azuis em relação a 2021, de acordo com a lista divulgada pela Associação Bandeira Azul da Europa. Entre as 431 praias, marinas e embarcações de ecoturismo que vão poder exibir a bandeira azul nesta época balnear, há 97 da região Centro de Portugal: 62 praias costeiras (mais duas que em 2021), 31 interiores (mais quatro) e ainda quatro embarcações de ecoturismo (mais duas).
No concelho da Guarda, a Praia Fluvial de Valhelhas e a Praia da Aldeia Viçosa voltam este ano a ser galardoadas com a Bandeira Azul. Valhelhas pelo 14º ano consecutivo e a Praia de Aldeia Viçosa pelo 2º ano.
As praias fluviais do concelho da Guarda continuam a demonstrar a sua elevada capacidade em fornecerem serviços de qualidade, permitindo aos seus visitantes usufruir de toda a sua beleza natural em segurança.
Em 2022, o tema anual das actividades de educação ambiental, que o Município da Guarda irá desenvolver, continua a ser a “Recuperação de Ecossistemas”, uma vez que este tema não se esgota num ano e porque o Fundo de Eficiência Energética e a Associação Bandeira Azul da Europa estão alinhadas com a Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas.
A época balnear no concelho da Guarda decorre entre 1 de Julho e 31 de Agosto, em todas as praias fluviais do concelho da Guarda. De acordo com a Câmara Municipal da Guarda “os trabalhos de melhoria das praias são contínuos”, prometendo continuar a trabalhar para que cada vez mais praias fluviais do concelho “reúnam as rigorosas condições necessárias de candidatura a este galardão”.
No concelho de Seia, Sandomil volta a integrar o conjunto de Praias Fluviais do concelho com Bandeira Azul. O galardão atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa também será hasteado nas praias fluviais de Lapa dos Dinheiros e de Loriga.
A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias e portos de recreio e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios, enquadrados nas categorias de Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água, Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança e Serviços.
A ABAE este ano distingue 393 Praias, 18 Marinas e 20 Embarcações Ecoturísticas, no total de 431 Bandeiras Azuis atribuídas, mais 32 do que no ano passado.