Ensino Superior | Covilhã


Na UBI - Universidade da Beira Interior, na 1ª Fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, a percentagem de ocupação de vagas aproxima-se dos 91%, com a entrada de 1.433 novos alunos (mais 186 do que em 2021). É de registar a subida de 15% no número de colocados, face à mesma fase do ano 2021.
No tocante à taxa de ocupação este foi o sétimo ano consecutivo na casa dos 90%. Refira-se ainda que 1.199 alunos colocaram os Cursos da UBI como primeira opção.
A UBI disponibilizou lugares em 33 cursos de 1º Ciclo e Mestrado Integrado, tendo nesta altura 23 completamente preenchidos. Relativamente às notas de candidatura, os cursos com nota mais alta do último colocado, há que referir a nota de (182,3) do Mestrado Integrado em Medicina, seguindo-se as notas de (162,1) do 1º Ciclo em Psicologia, do 1º ciclo em Ciência Política e Relações Internacionais (160,9) e do 1º Ciclo em Ciências Biomédicas (160,3). Haverá ainda que referir um conjunto de cursos com nota do último aluno colocado acima de (150,0): Engenharia Aeronáutica, Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Ciências Farmacêuticas, Arquitectura e Engenharia Civil.
Depois desta 1ª Fase, que antevê já uma nova subida da comunidade académica da UBI – no ano passado o número de alunos nos três ciclos de estudos ultrapassou os 8000, o maior da sua história – restam 159 vagas para a 2ª Fase, que termina esta sexta-feira, 23 de Setembro.
Quanto às matrículas dos agora colocados, decorrem ao longo desta semana.
A Universidade da Beira Interior considera que a taxa de crescimento verificada nesta primeira fase “reflecte a inovação, o dinamismo e capacidade empreendedora da universidade, que deste modo atua como um agente de desenvolvimento, contribuindo para a atracção de estudantes para uma das regiões de mais baixa densidade demográfica”.