Política


O antigo primeiro-ministro e actual Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Pedro Santana Lopes, esteve, na sexta-feira, dia 19 de Setembro, na Guarda, onde participou num jantar convívio que marcou a rentrée do PSD Distrital.
Com um discurso virado para os próximos desafios eleitorais, Pedro Santana Lopes referiu que nas eleições legislativas de 2015 os portugueses devem escolher para governar Portugal “quem conheça o país”. Depois de referir o trabalho desempenhado pelo actual Governo do PSD/CDS-PP, que liderou os destinos de Portugal em clima de crise económica e financeira, referiu que os portugueses devem escolher o próximo Governo com base na esperança, na confiança e na segurança. “O pior que podemos fazer no meio do turbilhão que conhecemos, é apostar no desconhecido. É algo que não podemos fazer, é apostar no desconhecido”, alertou.
Pedro Santana Lopes, que se encontrava numa cidade do Interior do país, aproveitou a oportunidade para dizer que considera “uma irresponsabilidade grave o modo como Portugal tem abandonado o Interior”.
O presidente da Comissão Política Distrital do PSD da Guarda, Carlos Peixoto, disse que 2015 é “um ano de eleições legislativas” e é “um ano absolutamente decisivo”. “É um ano de darmos todos as mãos, de convocarmos todos”, disse. Referiu ainda, no seu discurso, que a missão do PSD “é vencer as próximas eleições legislativas”, embora admita que “não é nada fácil”. Carlos Peixoto também anunciou que, nos últimos 3 meses, o PSD conseguiu arranjar cerca de 200 novos militantes no distrito.
Álvaro Amaro, presidente dos Autarcas Social Democratas (ASD) e da Câmara Municipal da Guarda, disse que os social-democratas têm que acreditar na vitória nas eleições legislativas: “Temos que acreditar que nós vamos ganhar as eleições”. Aludiu aos sacrifícios que o Governo pediu aos portugueses para ultrapassar a crise no país, lembrando que “há 3 anos este país resvalava pelo Vale do Mondego abaixo”. O que está em causa, daqui por um ano, é “justiça política”, admitiu, referindo que os social-democratas são “os verdadeiros referenciais de estabilidade” para Portugal. Lembrou ainda que terminado o ano de 2015 o partido tem pela frente o desafio das eleições presidenciais de 2016 e, a seguir, as eleições autárquicas de 2017. Para Álvaro Amaro, em 2015, 2016 e 2017, “temos muito que acreditar, temos muito que demonstrar”.
No jantar convívio, que também contou com a presença do Secretário-Geral, Matos Rosa, o presidente da Comissão Política Concelhia do PSD da Guarda, Libânio Monteiro, destacou a vitória de Álvaro Amaro nas eleições autárquicas de 2013 e referiu que “a Guarda é, hoje, uma cidade com esperança e com futuro”. Lembrou que o executivo está a realizar obras que foram prometidas pelo PS, reconhecendo que “antes anunciavam-se obras, hoje fazem-se”.