O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai promover nesta cidade, no próximo sábado (5 de Julho), mais uma edição do concurso nacional Robô Bombeiro.


Trata-se de um concurso de robótica que põe à prova pequenos robôs móveis e autónomos com a missão de encontrar e apagar um incêndio, simulado por uma vela, num modelo de uma casa formado por corredores e quartos.
À semelhança dos anos anteriores, as atividades do Robô Bombeiro vão ter lugar no Pavilhão Municipal de São Miguel, na Guarda. A entrada é livre.
O programa inicia-se pelas 9 horas, com a receção das equipas, tendo lugar hora e meia depois as verificações e apresentações técnicas, por parte das equipas participantes, cerca de 50. “São equipas que vêm praticamente de todo o país”, disse-nos Carlos Carreto, docente da ESTT/IPG e um dos principais responsáveis por esta iniciativa, que vai já na décima segunda edição.
As provas, propriamente ditas, vão decorrer a partir das 14 horas estando prevista para as 18h30 a sessão de entrega dos prémios. “Este é um evento dirigido sobretudo a estudantes, tanto do ensino secundário, como do ensino superior, embora possa haver equipas que não estejam ligadas a nenhuma instituição”, referiu-nos Carlos Carreto.
De acordo com este responsável pelo concurso Robô Bombeiro, “está prevista a continuidade deste formato no próximo ano”, embora esteja a ser pensada a inclusão de uma outra competição diferente, “onde os robôs vão ter a missão de ajudar as pessoas em ambientes domésticos, sobretudo pessoas idosas”.
Carlos Carreto adiantou que “hoje em dia está a ser feita muita investigação naquilo que se designa por Vida em Ambiente Assistido. É uma área que envolve muitas tecnologias, desde a domótica (as chamadas casas inteligentes) até à robótica, a qual está a ser muito utilizada para desenvolver ambientes inteligentes que apoiem, ajudem as pessoas idosas, sobretudo as que vivam ainda com alguma autonomia”.
A nova competição terá um “caráter realista, com a simulação de uma sala-de-estar, por exemplo, ou ambiente doméstico semelhante”. A apresentação deste concurso terá lugar no decorrer da edição 2014 do Robô Bombeiro, na Guarda.
De referir que no âmbito desta décima segunda edição, será feita uma recolha – durante o dia 5 de Julho, embora quem não possa fazer a entrega tem a possibilidade de a concretizar na ESTG/IPG – de bens alimentares que serão entregues à Cáritas.