Carapito de S. Salvador, Guarda


Dois trabalhadores morreram na segunda-feira, dia 7 de Julho, na sequência da queda de um muro de granito de uma casa em construção, na Quinta do Prazo, junto da localidade de Carapito de S. Salvador, no concelho da Guarda.
“O alerta que recebemos foi para a queda de uma parede e veio a concretizar-se isso, portanto, a queda de uma parede de granito, que estava a ser edificada aqui nesta obra de uma moradia e que atingiu os operários que se encontravam a trabalhar na mesma, provocando a morte dos mesmos, infelizmente”, declarou no local Paulo Sequeira, Comandante dos Bombeiros Voluntários da Guarda.
Os dois operários, com cerca de 50 anos (Joaquim Pires, residente na Arrifana, e Carlos Alecrim, residente em Montes do Jarmelo) foram atingidos pela parede que desabou, no momento em que “estariam a trabalhar, pelo menos nas imediações”, no exterior do edifício em construção, de acordo com o responsável.
No local estavam três trabalhadores, mas só dois foram atingidos pela queda dos blocos de granito.
O acidente está a ser investigado pelas autoridades competentes, tendo estado logo naquele dia no local dois elementos da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT).
O comandante Paulo Sequeira referiu ainda que quando os bombeiros chegaram ao local, após o alerta, que foi dado pelas 15.31 horas, já não foi possível salvar as duas vítimas, que foram atingidas pelos blocos de granito de grandes dimensões, de uma parede com cerca de três metros, que “estava a ser trabalhada” quando ruiu.
Os corpos das vítimas foram retirados do local, pelas 17.30 horas, pelos Bombeiros da Guarda e transportados para o Gabinete de Medica Legal da Guarda. Estiveram presentes no local do acidente os Bombeiros Voluntários da Guarda com 7 viaturas e 17 homens e vários elementos da PSP.